Alguns projectos para a Comunicação Social

Padre João Lavrador, Secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais A Comissão Episcopal das Comunicações Sociais e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais possuem alguns meios e promovem alguns programas televisivos que são do conhecimento público. Quanto aos meios, conta com a Ecclesia on line, com uma página na Web, diariamente actualizada e a Agência «Ecclesia» escrita, que semanalmente, oferece as notícias e comentários dos acontecimentos eclesiais e sociais mais relevantes. Quanto aos programas televisivos, realiza o programa diário «Ecclesia» integrado no espaço televisivo «A Fé dos Homens» e o programa 70X7 que, em cada domingo, entra em cada casa pela TV2. Passo a apresentar algumas das preocupações e algumas realizações que tentam responder-lhes: 1. Dar mais projecção à voz da Igreja Sendo fraco o impacto dos pronunciamentos da Igreja na opinião pública, nos meios de comunicação social e mesmo no clero e laicado, procura-se estudar, em colaboração com outros organismos como sejam o Secretariado Geral do Episcopado e outras comissões episcopais, e propor a forma de assegurar aos documentos da Santa Sé e da Conferência Episcopal, maior projecção nos seus destinatários. Está em estudo a forma do fornecimento de sínteses à comunicação social para mais rápida e eficazmente se editar e divulgar os referidos documentos. 2. Melhorar a Agência Ecclesia Sendo boa a aceitação pela imprensa de inspiração cristã (e não só) do que a Agência Ecclesia divulga na sua publicação escrita semanal e através da Ecclesia on line, e porque a Igreja portuguesa sente a necessidade de um órgão de comunicação social que seja expressão do seu pensamento sobre os diversos assuntos, foi levado ao plenário da Conferência Episcopal Portuguesa a proposta de melhorar a Agência Ecclesia, com novos conteúdos e novos assinantes, para a tornar apta a responder a este desafio que foi lançado por uma maioria dos jornalistas cristãos que trabalham nesta área. 3. Apoiar a formação dos jornalistas São muitas as interpelações que a cultura de hoje lança aos meios de comunicação social. A própria sociedade tem meios poderosos de comunicação social. Pela importância de que se reveste a comunicação social, a Igreja não pode descurar a formação de todos aqueles que estão envolvidos nesta área da pastoral. É com este objectivos que se têm organizado as Jornadas anuais, os encontros regionais e apoiado outras iniciativas das diversas organizações de cristãos que trabalham neste domínio da comunicação social. Sente-se a necessidade, inclusiva-mente, de formar academicamente os jornalistas. Neste sentido, tem-se apoiado as dioceses e os secretariados diocesa-nos a que incentivem a participação em cursos ministrados por diversas universidades, no país e no estrangeiro. 4. Presença nos meios de comunicação social não confessionais A presença da Igreja não se pode limitar ao âmbito dos meios que Ela mesma possui. Ela deve estender a sua acção, colaborando e iluminando cristamen-te todos os que trabalham nos diversos órgãos de comunicação social. Por isso estão em estudo algumas formas de a Igreja se fazer ouvir também nos órgãos de comunicação social que não são seus, nomeadamente por um bom relacionamento pessoal com os respectivos profissionais e oferecendo a sua colaboração em tudo o que lhe seja pedido para apoiar esta acção dos leigos que trabalham neste domínio da comunicação social. 5. Estudo do mundo da c.s. em Portugal Sabendo como é grande a influência dos diversos meios de comunicação social na maneira de pensar e viver das pessoas, têm-se realizado alguns estudos do actual mundo da comunicação social em Portugal, com a dupla intenção de sensibilizar os responsáveis sociais e eclesiais para a situação que ela revelar e ajustar a pastoral da comunicação social à nova realidade. Além do trabalho realizado por algumas pessoas especializadas em diversos assuntos da comunicação social, reveste-se de muita importância o estudo que, de modo contínuo, realizam os consultores da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais. 6. Formação dos consumidores dos media O público que é o consumidor dos media, no actual contexto cultural em que vivemos, merece uma particular atenção. Torna-se necessário oferecer os critérios do Evangelho para uma correcta orientação evangelizadora dos meios de comunicação social. Neste sentido, tem-se aproveitado as jornadas anuais dedicadas ao grande público, sensibilizando-o para esta finalidade da comunicação social. 7. Estruturas operacionais Sente-se ainda que as estruturas operacionais da Igreja no campo das comunicações sociais, nomeadamente certos secretariados diocesanos, ainda não respondem completamente à dinamiza-ção deste sector da pastoral. É neste sentido que se procura encontrar novas maneiras de ajudar as dioceses, institutos de vida consagrada e movimentos laicais a melhorarem estas estruturas pastorais. 8. Encontros Ibéricos entre as duas Comissões Episcopais das Comunicações Sociais Todos os anos se realizam dois encontros, um para os membros das Comissões Episcopais das Comunicações Sociais de Espanha e de Portugal, e o outro para os jornalistas que trabalham em programas religiosos na TV. É uma possibilidade de partilha de experiências entre duas Igrejas que vivem próximas, não só territorialmente, mas também a nível das preocupações e de projectos. Dada a importância dos meios de comunicação social no contexto da cultura de hoje, são muitas as interpelações pastorais que se sentem por parte da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais. Muito já se avançou, mas este é um campo a requerer uma atenção privilegiada permanente e respostas sempre novas. Padre João Lavrador, Secretário da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais

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