Algarve: Voluntários e as irmãs de Madre Teresa promovem férias para crianças

Faro, 28 jul 2011 (Ecclesia) – Cerca de 25 voluntários portugueses e espanhóis estão a promover férias com crianças e adolescentes de um dos bairros mais problemáticos de Faro, com o apoio das Missionárias da Caridade, congregação religiosa fundada pela beata Teresa de Calcutá.

As atividades, que se prolongam até sexta-feira, têm como objetivo “ocupar o tempo das férias letivas de 62 meninos do bairro da Atalaia e catequizá-los”, indica o semanário da diocese, ‘Folha do Domingo’.

Ana Paula, dinamizadora do grupo de animadores voluntários, que inclui membros dos 18 aos 45 anos, explica que os destinatários são provenientes de “famílias complicadas” que as Missionárias da Caridade já apoiam, na maior parte dos casos sem qualquer relação com a Igreja Católica.

“São miúdos que normalmente não têm regra nem disciplina sendo difícil fazer qualquer coisa com eles. Este ano, estamos a fazer este esforço para ver se se consegue «semear» alguma coisa mais”, refere.

As Missionárias da Caridade apoiam regularmente cerca de 160 famílias com alimentos doados àquele instituto religioso, que vive exclusivamente destas ofertas.

A iniciativa de férias, este ano dedicada a São Paulo (século I), tem início diariamente com a realização de jogos para promover o acolhimento dos participantes (com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos), divididos pelos grupos com designações das comunidades destinatárias das cartas escritas pelo apóstolo (documentos que fazem parte da Bíblia).

Depois do almoço, tem lugar na capela um tempo de oração sobre a carta paulina à qual é dedicado o dia, seguindo-se o lanche, uma aula de espanhol para facilitar o entendimento com os animadores daquela nacionalidade e um ateliê temático relacionado com a construção de crachás identificativos, molduras para fotografias ou instrumentos musicais ou outros como teatro ou culinária.

SM/FD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top