Loulé, Faro, 21 nov 2015 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Loulé aprovou que nova avenida de Quarteira fique com o nome do Papa Francisco e vai ser inaugurada no dia 28 de novembro.
A nova artéria da cidade, situada entre a Avenida Francisco Sá Carneiro, “exprime o reconhecimento pelo papel que o Papa Francisco tem desempenhado em prol de um mundo mais humano e mais fraterno”, lê-se numa nota da Câmara Municipal de Loulé.
“Trata-se de uma individualidade da maior credibilidade e de relevo universal, que no seu magistério papal tem vindo a acentuar os grandes temas da atualidade como fundamentais para o desenvolvimento social, económico e cultural da humanidade”, revela o comunicado da autarquia algarvia.
Na justificação ao antropónimo dado os responsáveis dizem que está “em linha com as muitas vias que este pontificado tem aberto no pensamento e com a afirmação da cidade como espaço de culturas, de potencialidades económicas e de desenvolvimento social integrado”.
A preocupação de Francisco pelas questões ambientais é também uma das razões da escolha do nome desta avenida urbana.
“A forte liderança religiosa e ética do Papa Francisco tem-se batido contra a indiferença dos seres humanos para com o meio ambiente que os envolve, mobilizando todos os credos para o urgente «desafio de proteger a nossa casa comum”, realça a autarquia.
Na encíclica ‘Laudato si’ (Louvado Seja), em que se expressa «a preocupação em unir a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral», são abordados temas como a economia agrícola, a biodiversidade e o planeamento urbanístico.
A nova avenida da cidade da Quarteira vai ser inaugurada no dia 28 de novembro, pelas 10h30.
FD/SN