Diocese vai dedicar atenção à «família, juventude e vocações»

Faro, 16 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve  vai apresentar o seu programa para 2019/2010, sobre o tema ‘Testemunhar o Evangelho da Família’ numa assembleia, a partir das 09h00, deste sábado, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

“Fazer da caridade distintivo da Igreja diocesana, presente nos gestos quotidianos e no testemunho da alegria nascida do encontro pessoal com Cristo”, é o objetivo do programa onde vão olhar para a família, juventude e vocações e vai incidir nas dimensões paroquial, vicarial e diocesana.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, o programa incentiva a “promover o contributo da família nas celebrações litúrgicas e valorizar as bênçãos destinadas à família, contidas no Ritual próprio” e “dar o devido realce eclesial e comunitário à Festa da Sagrada Família, aos aniversários matrimoniais, ao dia dos namorados, dia do pai, dia da mãe, e dia dos avós”.

“Acompanhar e contribuir para as iniciativas vicariais que possam vir a realizar-se ao longo deste Ano Pastoral” e para “criar dinâmicas vicariais e paroquiais tendo em conta o texto de preparação para o Simpósio sobre a Família que se realizará no próximo ano pastoral”.

Sobre a pastoral juvenil no programa destacam o enriquecimento da “experiência das Jornadas Mundiais da Juventude, no Panamá”, em janeiro deste ano, e a publicação da Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus vivit’.

“Não podemos permitir que estas realidades se percam no tempo ou fiquem esquecidas no meio da agitação ordinária da nossa vida pastoral; Os jovens não se sentem atraídos pelos tradicionais esquemas pastorais e exigem uma certa flexibilidade concretizada na sua espontaneidade, própria da idade”, alerta.

Quanto à pastoral vocacional, a Diocese do Algarve assinala a necessidade de “continuar a promover encontros de sensibilização vocacional” e visitas aos grupos de catequese e de jovens “para uma maior consciência e aprofundamento da dimensão vocacional da vida”.

O programa aponta também para a necessidade de “continuar o esforço em constituir” a Pastoral Vocacional como “setor ou secretariado transversal na pastoral eclesial” – paroquial, vicarial e diocesana -, com encontros formativos, realizar tempos e/ou vigílias de oração, e “preparar instrumentos que incentivem e ajudem a um maior dinamismo vocacional nas comunidades cristãs”.

A assembleia diocesana começa com a saudação do bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, às 09h45, no salão da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Depois, segue-se a conferência ‘Testemunhar o Evangelho da Família – o compromisso e o cuidado das famílias cristãs com a Sociedade’, pela presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, e o programa pastoral 2019-2020 é apresentado a partir das 12h00.

O jornal diocesano informa que o encontro para além dos sacerdotes, diáconos e religiosos, o encontro destina-se aos “membros das equipas que dão corpo aos departamentos, secretariados e setores dos serviços diocesanos” e “responsáveis de movimentos, associações” e aos “Conselhos Pastorais Paroquiais de cada paróquia”.

O ano pastoral 2019/2020 é o último de um triénio que a Diocese do Algarve vive sobre o tema ‘Anunciar o Evangelho da Família – «edificar a sua casa sobre a rocha»’, desde 2017.

CB/OC

Partilhar:
Share