Algarve: «Mundo de hoje precisa de testemunhos de alegria, amor e esperança»

D. Manuel Quintas incentivou o entusiasmo missionário e evangelizador

Faro, 22 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, disse na homilia de Domingo de Páscoa, na Sé de Faro, que o “mundo de hoje” precisa do “testemunho de alegria, amor e esperança” dos cristãos.

“Que a alegria de Cristo ressuscitado e a profissão da nossa fé na ressurreição de Jesus possam ser o fundamento dinamizador do testemunho evangelizador que somos chamados a prestar como cristãos. Não deixemos que roubem o entusiasmo missionário e a alegria da evangelização”, afirmou.

O bispo do Algarve lembrou que os valores “tendem sempre a reaparecer sob novas formas” sendo que o ser humano “renasceu” muitas vezes de situações que pareciam irreversíveis.

“Essa é a força da ressurreição e cada evangelizador é um instrumento deste dinamismo”, reforçou.

Apelando aos cristãos, particularmente aos que realizaram a sua iniciação cristã na Vigília Pascal, para que não fiquem à margem desta “marcha da esperança viva”, D. Manuel Quintas afirmou que “celebrar a Páscoa é também deixar-se contagiar pela alegria e pela esperança que inundou o coração dos discípulos na manhã daquele primeiro dia da semana”.

“Professar a fé em Cristo ressuscitado significa ser cristão permanentemente e não contentar-se com participar na eucaristia de vez em quando, talvez na Páscoa e no Natal. Como seria diferente a nossa vida e a do mundo se, em Igreja, nos decidíssemos a ser testemunhas alegres de Cristo ressuscitado”, acrescentou.

Já na noite anterior, de Sábado Santo para Domingo de Páscoa, a Vigília Pascal teve lugar em quase todas as paróquias algarvias, entre elas a Sé de Faro onde D. Manuel Quintas presidiu à celebração e lembrou que “toda a liturgia da Igreja se inspira e gira à volta” daquela “noite memorável de tantas noites decisivas na história da salvação” que contém em si tudo quanto é celebrado pelos cristãos ao longo do ano litúrgico.

“Tudo o que somos e vivemos como batizados, como discípulos de Jesus, encontra nesta noite o seu fundamento e dinamismo: Cristo ressuscitou! Venceu a morte! Vive para sempre!”, disse.

O bispo do Algarve desejou ainda “que a Páscoa de Cristo seja também a nossa Páscoa. Possa a alegria desta noite contagiar toda a nossa vida e a luz que brota de Cristo ressuscitado iluminar e desfazer as suas sombras mais obscuras”.

FD/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top