Algarve: Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima na diocese até ao dia 1 janeiro 2016

Bispo diocesano deseja que a peregrinação seja «estímulo e força nas dificuldades e limitações da vida»

Faro, 07 dez 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve desejou que a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima seja um “estímulo e força nas dificuldades e limitações da vida” destacando que o objetivo é guiar “os algarvios para o seu filho”.

“Faz-se peregrina connosco, de modo a não nos perdermos, nem esmorecermos no caminho que a Ele nos conduz. Apoiados nela, a peregrina da fé, (…) não hesitemos em nos deixarmos conduzir ao encontro de Cristo para escutarmos e fazermos o que Ele tem hoje a dizer-nos”, pediu D. Manuel Quintas, no Largo do Carmo, em Faro.

Do programa destaca-se a Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, com a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano na Sé local, a partir das 12h00, no dia 8 de dezembro; e a abertura da Porta da Misericórdia em Silves, pelas 18h00 do dia 19 de dezembro.

O prelado, na celebração de acolhimento, acrescentou que a “Senhora da visitação e da alegria” promove a “conversão do coração, mudança de vida, o regresso a Cristo” e à comunidade eclesial.

O jornal diocesano Folha do Domingo, revela que na oração com que o bispo diocesano concluiu a sua intervenção confiou toda a região algarvia: “Os seus responsáveis, habitantes, visitantes, os que sofrem, vítimas da doença, desemprego, desavenças familiares, laborais, sociais, religiosas, solidão e abandono, bem como a Igreja diocesana.”

D. Manuel Quintas pediu também proteção para “as famílias, crianças, jovens, esposos e idosos”.

Na capital do distrito a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou o hospital, onde era esperada por exemplo por um grupo de doentes, médicos, funcionários e voluntários, entre outras pessoas.

A imagem peregrina foi recebida na Igreja Paroquial do Ameixial, e neste local, o prelado começou por convidar os cristãos a rezarem o “terço em família” durante esta estadia, recordando que a oração é uma das “marcas da (sua) mensagem que conduz à mudança de vida”.

Entre a Paróquia do Ameixial e Faro a imagem parou na Cortelha, em São Brás de Alportel e na Conceição de Faro para breves momentos oração presididos pelos párocos locais onde “pediu-se pela paz no mundo, pelos refugiados, pelas vítimas do terrorismo e da violência doméstica”, informa o jornal diocesano.

A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à diocese do Algarve, pela ponte da ribeira do Vascão deixando a Diocese de Beja.

“É com muita alegria que, aqui na serra, vos confio a imagem de Nossa Senhora peregrina. Espero que ela poise no coração dos algarvios assim como poisou no coração dos alentejanos”, desejou o bispo alentejano, D. António Vitalino, acompanhado do vigário geral e de “mais de 50 de diocesanos”.

A visita da imagem peregrina às dioceses portugueses começou em maio e enquadra-se na preparação do centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima que se celebra em 2017.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top