Faro, 29 mar 2018 (Ecclesia) – A tradicional Festa das Tochas Floridas, uma “manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado” volta a realizar-se neste domingo de Páscoa, em São Brás de Alportel (Diocese do Algarve).
No domingo, após a eucaristia das 10h00 na Igreja Matriz de São Brás de Alportel, seguir-se-á a Procissão da Ressurreição com as tochas floridas, “onde os andores dão lugar às flores que ornamentam as trabalhadas tochas e as ruas”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Estas, engalanadas também “com bandeiras vermelhas e brancas, colchas penduradas às janelas e lonas com a imagem de Cristo ressuscitado”, transformam-se num «mar» de tochas floridas com os homens a abrir a procissão, formando alas e empunhando na mão uma tocha.
Ao longo do cortejo, também conhecido como Procissão do Aleluia, reúnem-se em pequenos grupos para, alternadamente, levantarem o grito do “aleluia”.
Aqui e além ouve-se uma voz potente e sonora: “Ressuscitou como disse!” e o grupo, erguendo bem alto a tocha, responde: “Aleluia, aleluia, aleluia!”.
Um longo tapete “com dois quilómetros de flores cobre o chão com símbolos, descrevendo o percurso da procissão com cores e aromas de funcho, rosmaninho, alecrim, alfazema e flores silvestres, que louvam a ressurreição de Cristo”, refere o jornal diocesano «Folha do Domingo».
LFS