Algarve: Escritos sapienciais são «um grande antídoto contra os fundamentalismos» – padre Frederico de Lemos

Diocese convidou sacerdote Jesuíta para formação sobre os Salmos e os Livros Sapienciais

Faro, 13 fev 2017 (Ecclesia) – O padre Frederico de Lemos afirmou que ‘O Livro dos Salmos e os Livros Sapienciais’ ensinam a “viver bem o dia-a-dia” são um grande “antídoto contra os fundamentalismos".

O Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve promoveu a jornada de formação sobre o tema ‘O Livro dos Salmos e os Livros Sapienciais’ no dia 4 de fevereiro, no Centro Pastoral e Social diocesano, em Ferragudo.

Para o formador padre Frederico de Lemos, os escritos sapienciais ajudam na formação educacional porque tratam de assuntos “essenciais da vida humana” e ajuda a cada um tornar-se adulto.

“Ensina com exemplos e histórias. A sapiência exorta, incentiva, mas não obriga”, observou, indicando que são “um grande antídoto contra os fundamentalismos”.

O formador, sacerdote da Companhia de Jesus (Jesuítas), explicou que a literatura sapiencial, que “quase não tem regras” e “talvez devolva” muita humanidade à lei que pode ser abstrata e distante.

Segundo o orador, os escritos sapienciais ajudam na formação educacional porque tratam de assuntos “essenciais da vida humana” e ajuda a cada um tornar-se adulto.

O padre Frederico de Lemos disse também que os “salmos não são sapienciais” mas um género de literatura poética “muito de estilo sapiencial”.

“Os salmos são para a oração assim como o aprender a falar é para a nossa vida social”, comparou.

De acordo com o Jornal ‘Folha do Domingo’, participaram na formação ‘O Livro dos Salmos e os Livros Sapienciais’ 74 participantes de todo o Algarve, 42 dos quais frequentam o Curso Básico de Teologia.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top