D. Manuel Quintas lembrou contexto de escassez de vocações pediu às comunidades para que rezem por novos sacerdotes

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 16 ago 2018 (Ecclesia) – O bispo do Algarve abençoou esta quarta-feira a nova paróquia de São Francisco de Assis do Parchal, no Concelho de Lagoa.

Na missa que oficializou a criação desta nova paróquia da diocese algarvia, D. Manuel Quintas salientou a importância deste dia “de festa e alegria”, ligado também à celebração da solenidade de Nossa Senhora da Assunção.

O prelado apontou no entanto que a conjuntura atual “não é de criar novas paróquias” mas de “unir, ou pelo menos, reunir as paróquias pelo mesmo pároco”.

“Hoje já não se dá só uma paróquia a um padre, mas um concelho inteiro”, sublinhou o responsável católico, referindo-se às dificuldades que marcam a vida de muitas comunidades católicas, devido à falta de vocações sacerdotais.

Por causa desse contexto, várias dioceses já avançaram para a criação de Unidades Pastorais, ou seja, para a junção de um conjunto de paróquias sob a orientação do mesmo pároco.

Durante a cerimónia da constituição da nova Paróquia de São Francisco de Assis do Parchal, D. Manuel Quintas exortou todas as comunidades algarvias para que “continuem a rezar pelas vocações”.

De acordo com a edição online do jornal ‘Folha do Domingo’, a nova paróquia abrange uma área de quatro quilómetros quadrados e vai servir uma população de cerca de 4 mil habitantes.

A Diocese do Algarve passa assim a ser constituída por um total de 78 paróquias, mais três vicariatos (fase que precede a constituição de paróquia) e uma capelania.

JPC

Partilhar:
Share