Algarve: Diocese estuda reorganização

Conselho Presbiteral sugeriu «reajustamentos de áreas pastorais e de pessoas»

Faro, 19 mai 2011 (Ecclesia) – A diocese do Algarve prepara-se para reorganizar a sua cúria, ao mesmo tempo que estuda o redimensionamento das suas regiões e uma nova distribuição do seu clero.

O órgão consultivo do bispo composto por representantes dos padres sugeriu que sejam ensaiados “reajustamentos de áreas pastorais e de pessoas”, refere um documento da diocese citado pelo site ‘Folha do Domingo’.

A proposta, lançada esta terça-feira na reunião do Conselho Presbiteral que decorreu em Faro, pressupõe a valorização da identidade dos padres e dos ministérios (serviços) exercidos pelo clero, religiosos e leigos.

No encontro presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, foi anunciado que a partir de 2011/12 vai funcionar no Seminário de Faro o Ano Propedêutico para jovens das dioceses de Évora, Beja e Algarve.

Este ano de preparação antecipa a entrada no Seminário Maior de Évora, reservado aos estudantes que tenham completado o 12.º ano de escolaridade e que vão frequentar o curso superior de Teologia.

A reunião serviu ainda para o agendamento de atividades: de acordo com o site ‘Folha do Domingo’, o Dia Diocesano do Clero cumpre-se a 20 de junho, na vigararia de Tavira, o Dia de Oração e Santificação dos Sacerdotes decorre a 1 de julho e a evocação dos 50 anos da ordenação sacerdotal do bispo emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias, realiza-se a 25 de julho.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top