Bispo do Algarve apresentou carta apostólica «Patris Corde – com coração de Pai», em torno da figura de São José, que indicou como modelo para os sacerdotes

Foto: Folha do Domingo

Faro, 01 abr 2021 (Ecclesia) – D. Manuel Quintas pediu hoje aos padres da diocese do Algarve para serem pastores à semelhança de São José, “acolhedores”, “mestres na vida espiritual e de discernimento” e que saibam amar, como primeira atitude.

D. Manuel Quintas propôs na homilia da celebração da Missa Crismal que esta manhã presidiu na Sé de Faro, uma leitura a partir da carta apostólica «Patris Corde – com coração de Pai», que o Papa Francisco escreveu em torno da figura de São José.

D. José foi um “pai acolhedor que não deixou de sonhar”, foi “mestre de vida espiritual e de discernimento” ajudando na libertação de querer “racionalizar tudo”, ensinou que a “primeira atitude é amar de forma plena e gratuita” e guardou os que lhe foram confiados, indicou o bispo do Algarve.

“Bispo e sacerdotes, somos «servos”» do Mistério que celebramos. Quem age verdadeiramente na Igreja, por nosso intermédio é o Espírito de Cristo, o Espírito Santo. Aquele que enviou Cristo a anunciar a boa nova aos pobres, é o mesmo que hoje nos (re)envia a nós”, afirmou.

D. Manuel Quintas quis lembrar, na celebração, as pessoas atingidos pelo coronavírus: “os doentes e os que deles cuidam, os falecidos e seus familiares que choram a partida dos seus entes queridos, por vezes, sem poder dizer-lhes o último adeus”

“O Senhor da vida acolha no seu Reino os falecidos, dê conforto e esperança aos que ainda se encontram a atravessar esta provação, não falte com o necessário aos que sofrem as consequências laborais e sociais desta pandemia e desperte em todos nós sentimentos mobilizadores de apoio fraterno e solidário”, pediu.

O bispo do Algarve anunciou a ordenação diaconal do Fábio Pedro e do Samuel Camacho, celebração prevista para o dia 25 de abril, domingo de oração pelas vocações, em S. Pedro do Mar, Quarteira às 17h00.

LS

Homilia da Missa Crismal 2021 de D. Manuel Quintas

Partilhar:
Share