Portimão, Faro, 06 fev 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Paroquial da matriz de Portimão, Diocese do Algarve, vai inaugurar uma cantina social, que funciona em regime de take away no dia 22 de fevereiro na rua Diogo Gonçalves, junto à sua sede no novo centro paroquial.
“Dar resposta ao elevado número de pessoas carenciadas que habitam no centro da cidade e que, por dificuldade económica ou incapacidade – idade ou doença -, passam dias sem uma refeição confecionada” é o objetivo da nova resposta social, explicou a organização da paróquia matriz de Portimão num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.
A Cáritas Paroquial da matriz de Portimão pretende ainda organizar um grupo de voluntários que “leve a refeição a casa das pessoas sozinhas” que não têm possibilidade de se deslocar.
O jornal diocesano Folha do Domingo, revela que a cantina social vai funcionar em regime de take away o que permite aos utentes “levar diariamente para casa o jantar e o almoço do dia seguinte” em recipiente próprio.
No comunicado, a Cáritas Paroquial assinala ainda que vai fazer parcerias com os bombeiros voluntários para que essas pessoas “possam ser assistidas em casa” no controlo básico de saúde – tensão arterial, diabetes, entre outros cuidados.
O documento acrescenta que “também a Junta de Freguesia de Portimão abraçou” este projeto comprometendo-se na “atribuição anual de um subsídio” e na colaboração pontual, “como tem acontecido na operacionalização do espaço”.
Segundo o jornal diocesano, o Conselho Pastoral da matriz de Portimão há dois anos que refletia sobre a necessidade da comunidade “ir ao encontro dos mais necessitados” através da Cáritas Paroquial.
Neste contexto, o Conselho Económico decidiu adquirir, por 50.000 euros, o espaço que era “um antigo restaurante” já equipado – “fogão, frigoríficos, entre outros bens” – e “pronto a funcionar, com o respetivo alvará”.
O bispo do Algarve vai presidir à bênção e inauguração da cantina social, no dia 22 de fevereiro, pelas 10h00.
Com quatro anos de existência, a resposta social paroquial conta com 90 voluntários e apoia mensalmente “mais de 200 famílias, cerca de 700 pessoas, com alimentos, roupa e ajudas técnicas”, bem como auxílios pontuais na medicação, luz e água.
A Cáritas da matriz de Portimão, em 2014, distribuiu 67.083 quilos de alimentos, em colaboração com o Banco Alimentar Contra a Fome, 6.041 peças de vestuário de roupas, e 34.414 euros em ajudas várias, um montante que resulta “exclusivamente dos donativos dos paroquianos”.
“As Cáritas Paroquiais dependem exclusivamente da paróquia local, quer na organização, quer nas receitas para o auxílio que prestam”, explica o Folha do Domingo.
FD/CB