Com o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Roberto Mari
Faro, 29 out 2026 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve vai promover uma conferência sobre a primeira encíclica do Papa Leão XIV, intitulada ‘Magnifica humanitas’ (Humanidade Magnífica), hoje, pelas 21h00, no Seminário de São José, em Faro.
“A iniciativa procurará refletir sobre os desafios que o documento pontifício lança à intervenção social contemporânea, partindo do subtema ‘A tecnologia muda. A dignidade humana permanece’”, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve.
A Cáritas Diocesana do Algarve convidou o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Roberto Mariz (bispo auxiliar do Porto), para analisar os desafios da tecnologia para a humanidade a partir da encíclica papal ‘Magnifica humanitas’.
‘Magnifica Humanitas’ (a magnífica humanidade), é o tema da primeira encíclica do pontificado de Leão XIV que escreve sobre ‘A salvaguarda da pessoa humana na era da Inteligência Artificial’, e foi apresentada pelo próprio Papa, no dia 25 de maio, no Vaticano.
O bispo do Algarve, D. Vitorino Soares, natural da Diocese do Porto, também vai participar na conferência da Cáritas Diocesana do Algarve, hoje, pelas 21h00, no Seminário de São José, em Faro, adianta o jornal ‘Folha do Domingo’.
‘Magnifica Humanitas’, a 301.ª encíclica na história da Igreja Católica, que é o grau máximo das cartas que um Papa escreve, foi assinado simbolicamente no dia 15 de maio para assinalar o 135.º aniversário da encíclica ‘Rerum Novarum’, de Leão XIII, que inaugurou a chamada Doutrina Social da Igreja (DSI).
CB
