Algarve: Cáritas Diocesana apoia vítimas da crise

Gesto insere-se na campanha de Natal «10 Milhões de Estrelas», que está a ser promovida a nível nacional

Com cerca de 30 mil desempregados, a maior parte deles com baixo nível de formação, o distrito do Algarve é uma das regiões mais vulneráveis à crise económica que tem vindo a afectar o país.

Consciente das dificuldades que estão a atravessar os mais pobres e excluídos da sociedade, a Cáritas Diocesana do Algarve, em comunhão com a Cáritas Portuguesa, está a promover a acção «10 milhões de Estrelas» – Um gesto pela Paz».

A iniciativa, que se realiza pelo 8º ano consecutivo, consiste na venda de velas e fósforos, no valor de 1 e 2,50 euros, respectivamente. 65 por cento das verbas obtidas vão reverter para um fundo de apoio aos mais desfavorecidos da região, e os restantes 35 por cento serão investidos num projecto de luta contra a pobreza infantil, em São Tomé e Príncipe.

Em declarações ao site da Cáritas algarvia, o presidente Carlos Oliveira sublinha todo este trabalho só terá sucesso se for “o meio para que possamos ser mais solidários com os que nada têm».

Para fomentar mais os valores da paz, justiça e solidariedade, junto da população local, a Cáritas Diocesana do Algarve vai ainda desenvolver um conjunto de actividades, ao longo do mês de Dezembro.

Durante a celebração da solenidade da Imaculada Conceição, no próximo dia 8, pelas 18 horas, será entregue a cada paróquia uma oliveira, simbolizando uma «árvore da Paz».

A árvore deverá ser depois plantada, dia 18 de Dezembro, num local que fique a marcar o acontecimento. «Se permanecer um marco visível, nunca se esquecerá a causa que lhe deu origem» realça o presidente da Cáritas algarvia.

Nesse mesmo dia, logo pela manhã, a cidade de Loulé vai ser palco para um grande evento de solidariedade, que contará com a participação das crianças e jovens da catequese e das escolas, do Corpo Nacional de Escutas e das Guias de Portugal.

Junto à Câmara Municipal, a missão dos mais novos e também dos voluntários será interpelar os cidadãos, chamando a atenção para os mais fragilizados, incentivando a compra de velas.

O mesmo local, pelas 21 horas, vai acolher uma manifestação diocesana pela paz. Quem quiser está convidado a participar numa marcha silenciosa até à Igreja Matriz, para depois assistir ao Concerto de Natal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top