«Pedimos ao Senhor da messe com fé, com confiança, com insistência, sem desistir, sem desanimar» – D. Manuel Quintas
Faro, 28 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo do Algarve pediu aos diocesanos que a intenção pelas vocações seja incluída “na oração pessoal e na oração familiar”, num vídeo pela Semana de Oração que a Igreja Católica está a viver até domingo.
“Este tema, esta intenção, obriga-nos, responsabiliza-nos a que unamos a nossa oração, respondendo ao pedido que Jesus nos fez: Pedi ao Senhor da Messe que mande trabalhadores para a sua messe. É ele próprio que nos pede que rezemos por esta intenção, ele sabe muito bem como hoje a Igreja e de modo particular a nossa Igreja Diocesana precisa de resposta a este apelo”, disse D. Manuel Quintas.
No vídeo, publicado pelo Seminário do Algarve, o bispo diocesano apresenta como exemplo a realidade local e assinala que “basta” olhar “para os párocos que, com muita generosidade e dedicação, levam para a frente a vida da Igreja diocesana e também das paróquias”, para perceberem como “é urgente, mais uma vez”, unirem-se a esta oração.
“Pedimos ao Senhor da messe com fé, com confiança, com insistência, sem desistir, sem desanimar, com a certeza de que ele nos escuta e atende”, explicou D. Manuel Quintas, assinalando que nesta semana querem “rezar por todas as vocações à vida consagrada”.
O bispo do Algarve lembrou os consagrados, “ou através do ministério ordenado, ou através de profissão religiosa”, que “procuram diariamente responder-lhe com muita generosidade, com muita dedicação”, e pede que ao longo desta semana sigam “as orientações de todos aqueles que na diocese levam para a frente este setor da pastoral vocacional”.
O Seminário de São José de Faro e o Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional estão a dinamizar um programa para assinalar a 57.ª Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja Católica está a celebrar até dia 3 de maio, e para a qual o Papa Francisco escreveu a mensagem ‘As palavras da vocação’, onde destaca quatro palavras-chave “gratidão, coragem, tribulação e louvor”.
“Estamos impedidos de nos reunirmos, de rezar juntos presencialmente, de nos encontrarmos para refletir, entre outros. Mas isto não pode ser impedimento para continuarmos a viver e a celebrar a nossa fé e as datas da vida da Igreja, ainda que de modos diferentes daqueles a que estávamos acostumados”, assinalam na introdução à proposta, divulga o jornal diocesano ‘Folha de Domingo’.
Segundo o programa, no sábado, 2 de maio, há transmissão online da adoração ao Santíssimo Sacramento, às 21h00, da capela do Seminário; no domingo é transmitida a Eucaristia presidida por D. Manuel Quintas, pelas 11h00, no Paço Episcopal de Faro.
A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou subsídios para ajudar na celebração desta Semana de Oração pelas Vocações Consagradas, a partir da mensagem ‘As palavras da vocação’ do Papa Francisco para Dia Mundial das Vocações 2020.
CB/OC