Algarve: Bispo lamentou «atitudes condenáveis» na guerra entre Israel e o Hamas

Conferência Episcopal Portuguesa lançou apelo de paz e associam-se a jornada de oração e jejum

Foto: Lusa/EPA

Faro, 17 out 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve lamentou as “atitudes condenáveis” que são transmitidas pelas “imagens inqualificáveis” da guerra entre Israel e o Hamas, convidando à união na oração pelo “dom da paz”.

“É difícil descrever esta atrocidade e incentiva-nos todos a caminharmos… Como é que é possível nos dias de hoje haver atrocidades destas com inocentes, crianças?”, questionou D. Manuel Quintas, este domingo, na Eucaristia que presidiu na igreja matriz de Alvor.

O exército israelita tem bombardeado Gaza desde que comandos do Hamas mataram mais de 1400 pessoas durante numa incursão em Israel, a 7 de outubro; do lado palestino, estima-se que haja 2750 mortes e mais de 9700 feridos.

“Ninguém fica insensível”, acrescentou o bispo diocesano, na celebração de tomada de posse do novo pároco de Alvor, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

“Unimos na oração implorando o dom da paz, mas também devemos unir-nos no esforço em vivermos em paz, em construirmos a paz no coração, à nossa volta, na família, com os vizinhos, todos. É por aí que começa a paz”, referiu D. Manuel Quintas.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lançou um apelo pela paz, associando-se ao apelo lançado pelo Papa e pelos responsáveis católicos da Terra Santa para a celebração de um dia de jejum e oração, esta terça-feira, dia 17 de outubro.

“Respondendo ao veemente convite do cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, em nome dos bispos da Terra Santa, a Conferência Episcopal propõe que todas as famílias, paróquias e comunidades religiosas façam um dia de jejum e oração pela paz e reconciliação na terça-feira, 17 de outubro”, indica uma nota enviada esta segunda-feira à Agência ECCLESIA.

Os bispos portugueses precisam que estes momentos de oração “podem ser organizados com a adoração eucarística e a recitação do rosário”.

CB/OC

Israel/Palestina: Bispos portugueses lançam apelo de paz e associam-se a jornada de oração e jejum

Partilhar:
Scroll to Top