Algarve: A sociedade precisa, cada vez mais, de solidariedade

Faro, 04 out 2011 (Ecclesia) – O grupo de «Jovens Sem Fronteiras» (JSF) da paróquia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Faro, está a comemorar 10 anos de existência e promoveu, este sábado, o seminário “Voluntariado Solidariedade Missão”.

Para assinalar a efeméride e aproveitando também o facto de se estar a viver o Ano Europeu do Voluntariado, a iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, contou com a participação de diversas instituições da área sócio-caritativa e procurou dar a conhecer os seus projetos, permitindo entre si a troca de experiências e a partilha de necessidades.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, lembrou na sessão de abertura que, “nos tempos que correm, a sociedade precisa, cada vez mais, de solidariedade”.

“Há muita coisa por fazer e muita gente que pode ajudar”, sublinhou, lembrando que, por vezes, as pessoas necessitam apenas de “conforto”.

O autarca, que adiantou que o município de Tavira tem mais de 100 voluntários e “é missão da Câmara orientá-los”, considerou que “o grande problema da pobreza é o isolamento e o esquecimento”.

O padre Afonso Cunha Duarte, pároco de Santa Catarina da Fonte do Bispo e missionário, alertou na mesma sessão que hoje está a operar-se na sociedade uma “revolução silenciosa” para se “fundar uma nova consciência social” que visa “transformar a sociedade”.

“A Europa está corrompida nos seus valores. Nada é sólido, nada tem forma. Tudo é líquido e molda-se conforme a situação”, denunciou, lembrando que “há valores a despertar”.

O sacerdote, que lembrou experiências de 17 anos de trabalho nos bairros de Miraflores, Pontinha, Amadora e Queluz, advertiu que “ser voluntário é um desafio exigente” e “tem que ser um compromisso”.

“Ter boa vontade não chega, é preciso formação para exercer com eficiência”, defendeu, lembrando que 72,5% do voluntariado é exercido pela Igreja católica.

Este seminário integrou ainda uma exposição fotográfica, intitulada “Olhares sobre o Outro”, que esteve patente de 29 setembro a 1 de outubro, composta por fotografias de vários membros do grupo de JSF organizador que realizaram projetos de férias solidárias em Portugal, Brasil e Angola, bem como fotografias do concurso “Voluntariado: Mobilização para um Mundo Melhor”, cedidas pela Fundação Irene Rolo.

Os JSF são um movimento missionário fundado pela congregação dos Missionários do Espírito Santo (espiritanos).

No Algarve, para além do grupo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, com cerca de 15 elementos, existe ainda um outro em São Brás de Alportel, com cerca de seis membros.

SM/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top