Algarve: 31 adultos vão receber sacramentos da iniciação cristã na Páscoa

D. Manuel Quintas disse que «exigência de vida dos cristãos «não termina» a 15 de abril

Faro, 08 mar 2017 (Ecclesia) – O bispo do Algarve reuniu-se com os 31 adultos que vão receber sacramentos da iniciação cristã na Páscoa, a quem disse que Igreja “são as pessoas” e o espaço visível, feito de pedra, significa a Igreja que são pelo batismo.

“Este rito que vamos celebrar agora é mesmo a ponta-final na vossa entrada como membros, a partir do batismo, desta Igreja que constituímos”, disse D. Manuel Quintas, numa intervenção divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha de Domingo’.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o bispo do Algarve explicou que a “exigência” de vida dos cristãos não termina com a iniciação cristã, “que os defeitos se transformam em virtudes” mas, mesmo com a “ajuda do Espírito Santo”, exige um “esforço” de cada um.

Neste contexto, destacou a “capacidade de não desistir” e de confiar sempre na bondade e na misericórdia de Deus que “dá sempre uma nova oportunidade”.

Na Missa a que presidiu na Sé de Faro, D. Manuel Quintas começou por dar as boas vindas ao espaço que é a Igreja-mãe da diocese.

“Bem-vindos, antes de mais e, sobretudo, a partir da vigília pascal, à Igreja que somos como Igreja de batizados”, acrescentou, destcando a celebração no dia 15 de abril.

Segundo o bispo do Algarve, toda a diocese “vai vibrar” com os 31 adultos pediram para receber os sacramentos de iniciação cristã.

“Toda a diocese vai estar convosco nesta Quaresma, vai acompanhar-vos com a oração e, sobretudo, vamos estar convosco na celebração da vigília pascal porque é um motivo de louvor de alegria e de ação de graças a vossa disposição e disponibilidade para receber os sacramentos da anunciação cristã”, concluiu D. Manuel Quintas.

A celebração continuou após a homilia com os 31 candidatos a inscreveram em livro próprio o seu nome, um gesto que confirma a vontade em receber os sacramentos na vigília pascal.

Durante os próximos domingos da Quaresma, os eleitos vão celebrar nas paróquias os “escrutínios e a tradição das entregas das orações do Credo e do Pai-Nosso”.

Antes da celebração, no Seminário de São José, em Faro, D. Manuel Quintas destacou aos futuros batizados que era “um dia muito significativo” e que a Igreja algarvia acompanha a sua decisão.

O jornal diocesano informa que também participaram no encontro o vigário-geral e o vigário-episcopal para a Pastoral, respetivamente os cónegos Carlos César Chantre e José Pedro Martins, e o padre Flávio Martins, responsável pelo Sector da Educação da Fé dos Adultos.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top