Alentejo: Bispo de Beja alerta para o envelhecimento «galopante» da região

Paróquia de Moura vai receber este sábado jornada diocesana da juventude

Beja, 09 abr 2014 (Ecclesia) – O Centro Paroquial de Moura, na Diocese de Beja, vai acolher este sábado uma jornada de reflexão integrada na celebração do Dia Mundial da Juventude.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Beja faz votos que esta atividade, “que marca o início da Semana da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, ajude a “rejuvenescer na alegria do Evangelho” uma região onde o número de jovens tem decrescido a um ritmo “galopante”.

Com a “crise económica e financeira” dos últimos anos, muitos têm optado por sair do Alentejo, em busca de alternativas de emprego e de uma vida melhor.

Segundo D. António Vitalino, a debandada das novas gerações no território tem sido agravada por um “decréscimo” significado da natalidade, o que se reflete também “na constituição das comunidades paroquiais” da Diocese de Beja, hoje cada vez mais “envelhecidas e tristes”.

Para o prelado, o Alentejo precisa urgentemente de soluções que possam dar lugar “à juventude, ao seu espírito generoso e aberto, movido pela esperança”.

Os resultados do último recenseamento geral da população em Portugal, realizados pelo Instituto Nacional de Estatística em 2011, apontavam o Alentejo como a região do país com a taxa mais elevada de envelhecimento.

Enquanto o índice nacional era de 129, ou seja, 129 idosos para cada 100 jovens, no Alentejo a média chegava aos 179 idosos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top