Francisco «reza especialmente pelas pessoas que ainda estão desaparecidas, pelos feridos e pelos que sofreram danos»
Cidade do Vaticano, 16 jul 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco mostrou-se “profundamente tocado” com as inundações na Alemanha, manifestando pesar pelas mortes e danos materiais, num telegrama enviado ao presidente do país, Franz-Walter Steinmeier.
“(Francisco) reza especialmente pelas pessoas que ainda estão desaparecidas, pelos feridos e pelos que sofreram danos ou perderam os seus bens devido à força da natureza”, lê-se no telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé
O Papa lembra na sua oração as pessoas que perderam a vida e expressa “profunda solidariedade” às suas famílias, após as notícias das “fortes tempestades e inundações” na Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado.
No telegrama, enviado ao presidente da República Federal da Alemanha, Francisco assegura “proximidade espiritual” também às forças de emergência e de resgate, e “implorando a ajuda e proteção de Deus para todos”.
O presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também enviou uma mensagem de condolências ao seu homologo alemão, “neste momento difícil”, transmitindo “a mais sincera solidariedade a todos os atingidos por esta catástrofe”.
“Foi com profunda consternação e tristeza que tomei conhecimento das trágicas consequências das fortes tempestades e chuvas torrenciais que afetaram o oeste da Alemanha e resultaram na perda de numerosas vidas humanas, muitos desalojados e em significativos prejuízos materiais”, lê-se no sítio online da Presidência Portuguesa.
Mais de 80 pessoas morreram na região ocidental da Alemanha, em resultado de inundações causadas por chuvas torrenciais que também atingiram países como a Bélgica, o Luxemburgo e a França.
CB/OC