Albergaria-a-Velha: Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica recriam visita de São Paulo a Atenas numa curta-metragem (c/vídeo)

Albergaria-a-Velha, 15 jul 2020 (Ecclesia) – Os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e os estudantes de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (Diocese de Aveiro= recriaram a visita do apóstolo Paulo ao areópago de Atenas numa curta-metragem.

“Quisemos recuperar a visita de São Paulo a um universo espiritual e cultural distinto da comunidade de origem do cristianismo, para dar a conhecer Jesus Cristo”, explica o professor Luís Silva, divulga o sítio online ‘Educris’.

Com o título ‘Desiderato Deo – Paulo regressa ao areópago de Atenas’, a nova curta-metragem apresenta as grandes interrogações do Humano numa viagem que “começa na Atenas dos tempos de Jesus Cristo e vem até às ‘Atenas’ do pós-Revolução Francesa”.

“Como então, na nova Atenas de hoje, a voz de Paulo pretende encontrar e construir pontes com o desejo profundo de Deus a quem os atenienses dedicam um altar (ao Deus desconhecido – “ignoto Deo”), mas a sua palavra resvala na indiferença dos seus interlocutores”, desenvolve Luís Silva.

O professor explica que o vídeo, de cerca de cinco minutos, parte da narrativa no livro dos Atos dos Apóstolos (17,16-33) e evoca “um Deus desejado (“Desiderato Deo”) não apenas desconhecido (“Ignoto Deo”), mas, tantas vezes, rejeitado como resposta às «maiores inquietações da humanidade”.

‘Desiderato Deo – Paulo regressa ao areópago de Atenas’ foi criado pelos alunos do 12º ano de EMRC, com a colaboração do curso de Multimédia do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (AEAAV), com a coordenação dos professores Luís Silva e Paulo Teixeira Calhau.

O sítio online ‘Educris’ assinala que a parceria entre docentes e alunos no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha já resultou na criação de outras curtas-metragens e que concorrem a concursos, nomeadamente o ‘Biblia Moov’ que tem a decorrer as inscrições para a 5.ª edição, até maio de 2021.

Em 2019, o filme ‘David, um amor demasiado humano’ venceu o Prémio Bíblia Moov Jovem, na 4.ª edição do concurso que tinha como tema ‘Histórias de Amor na Bíblia’, e também já foram premiadas as curtas-metragens ‘Emilagrando’, ‘Noé, acque di Dio’.

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top