Agência ECCLESIA viaja até Taizé

Jornalista acompanha peregrinos entre 25 de Julho e 3 de Agosto A partir deste Sábado, dia 25 de Julho, a Agência ECCLESIA vai estar em reportagem na comunidade ecuménica de Taizé, fundada em 1940 pelo irmão Roger.

Desde a paróquia de Regueira de Pontes, na diocese de Leiria, até França, o objectivo é acompanhar um grupo de jovens de Leiria-Fátima e do grupo missionário Ondjoyetu, acompanhados pelo Pe. Vítor Mira.

A viagem decorre entre o dia 25 de Julho e o dia 3 de Agosto e será possível acompanha-la através da página da Agência ECCLESIA e de alguns apontamentos no seu espaço do Twitter (www.twitter.com/agenciaecclesia)

Local de muitas peregrinações durante o Verão (de Portugal sairão 13 grupos, em Julho e Agosto), a comunidade de Taizé reúne uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos quase trinta países diferentes.

Ao longo dos anos, jovens em número cada vez maior chegam a Taizé, vindos de todos os continentes, para viver semanas de encontros. A comunidade acolheu já João Paulo II, três bispos de Cantuária (Igreja Anglicana), metropolitas ortodoxos, os catorze bispos luteranos da Suécia e numerosos pastores do mundo inteiro.

O irmão Roger faleceu no dia 16 de Agosto de 2005, com 90 anos, morto durante a oração da noite. O irmão Alois, que o irmão Roger tinha escolhido há muitos anos para seu sucessor, é agora o prior da Comunidade.

 

Em que consistem os encontros?

Uma semana em Taizé permite reler a vida quotidiana à luz do Evangelho: rezar em grupo três vezes por dia, reflectir sobre as fontes da fé, trabalhar pelos outros.

Todos os dias, os irmãos da comunidade introduzem uma reflexão bíblica, seguida por um tempo de silêncio e de partilha em pequenos grupos.

À tarde, os workshops ajudam a aprofundar a relação entre a fé e a vida, o trabalho, a solidariedade, as questões da sociedade, a arte e a cultura, a busca de paz no mundo…

Os jovens que o desejam podem passar a semana ou o fim-de-semana em silêncio, para terem tempo de escutar como Deus se dirige a eles na oração, na meditação da Bíblia e nos acontecimentos da vida.

 

Programa tipo de um dia:

De Segunda a Sexta-feira

8h15 – oração da manhã, seguida de pequeno-almoço

10h00 – reflexão, seguida de um tempo de silêncio

12h20 – oração do meio-dia; depois, almoço

14h00 – ensaio de cânticos. Durante a tarde, grupos de reflexão ou trabalho prático

17h15 – lanche

17h45 – workshops a partir de Terça-feira

19h00 – jantar

20h30 – oração da noite, seguida de silêncio

Sexta-feira à noite, depois da oração comunitária das 20h30, segue-se uma oração à volta da cruz.

 

Sábado

15h15 – workshops com diferentes temas

20h30 – oração da noite, com velas que celebram a luz pascal

 

Domingo

8h45 – pequeno-almoço

10h00 – Eucaristia

13h00 – almoço

19h00 – jantar

20h30 – oração comunitária

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top