A Agência Católica de Notícias para África – CANAA vai ser brevemente lançada no continente africano e vem responder à necessidade de os africanos terem uma visão própria sobre os acontecimentos nacionais.
Uma iniciativa do Simpósio das Conferências Episcopais da África e do Madagáscar, em colaboração com o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, quer aproveitar as ferramentas on line para chegar a todos os públicos.
O padre Javier Yameogo, do Conselho Pontifício das Comunicações sociais, dá conta que os conteúdos serão sobre a vida da Igreja em África, mas também sobre “a sociedade em geral, a nível político, saúde em geral e da educação”.
A agência será uma forma de os africanos “contarem ao mundo o quotidiano em África, mas na sua perspectiva, não baseada numa perspectiva externa”, como acontecia até aqui.
“Quando os africanos querem informações sobre eles próprios recorrem a agências e órgãos de comunicação ocidentais”, lamenta o sacerdote. “Mesmo as agências missionárias de notícias estão fora da África”, indica, revelando um problema a nível da informação.
O representante vaticano lembra que esta iniciativa responde ao apelo deixado por Bento XVI no final do II assembleia especial para a África do Sínodo dos Bispos que decorreu em Outubro passado. “África. Levanta-te e caminha”, apelou o Papa no final dos trabalhos.
