Aveiro, 17 nov 2022 (Ecclesia) – O Departamento da Catequese da Diocese de Aveiro publicou a caminhada de Advento e de Natal para a infância e adolescência, para ser vivida na comunidade eclesial e na família, com o tema «O que Deus quer de mim?».
“Com o início de um novo Ano Litúrgico e, com ele, o tempo de Advento, somos desafiados por Deus a deixarmo-nos amar e a preparar o nosso coração para O receber como presente na nossa vida”, lê-se na contextualização da caminhada de Advento e de Natal enviada à Agência ECCLESIA.
O Departamento da Catequese da Diocese de Aveiro explica que “os acontecimentos importantes da vida” devem ser sempre bem preparados, com “um casamento, o nascimento de um filho”, e salienta que “é Deus quem toma a iniciativa de vir ao encontro”, e que, hoje, “como em todos os tempos, na normalidade da vida, Deus continua a chamar para O seguir”.
Sobre o tema da Caminhada para o tempo de Advento/Natal – ‘O que Deus quer de mim?’ – assinala que o Natal é “reciprocidade de amor sincero e verdadeiro entre Deus e a Humanidade”.
“Neste contexto de amor recíproco, face à ‘palavra interpelante e desafiante’ de Jesus, surgem as seguintes interpelações que propomos para esta caminhada: – Vem! – Desce daí! – Levanta-te! – Caminha! – Quero ficar em tua casa! – Segue-me! e, – Passemos à outra margem!”, acrescenta.
Esta proposta de caminhada tem como símbolo, imagem visual, um “presente” (prenda) e comunitariamente é sugerido que este elemento fique “na Igreja num local visível, sem que este prejudique a orgânica do espaço litúrgico”, e dentro deste presente “devem estar as interpelações que Deus irá fazer ao longo da caminhada”, e o símbolo dessa semana, que se retira também para um local visível.
O Departamento da Catequese da Diocese de Aveiro sugere ainda que na Liturgia de cada domingo que se use a meditação proposta como admonição de entrada, quando também pode ser colocado o símbolo e retirada a interpelação dessa semana.
Sobre a dinâmica na Catequese da Infância e Adolescência, cada grupo pode ter uma caixa-presente, com a interpelação que “cada catequizando levará para casa, com o desafio semanal ‘O que ofereço a Deus?’”.
Na Diocese de Aveiro cada família é chamada a seguir esta proposta semanal para concretizar o itinerário em sua casa, é convidada a “construir a sua caixa-presente” onde vai colocar o “resultado da sua caminhada e fazer um momento de oração em família”.
Em cada semana, as crianças e os adolescentes são também incentivadas a pensar e a ter gestos para responder à interpelação ‘O que ofereço a Deus?’, enquanto a comunidade é convidada à solidariedade com a partilha de bens.
No final da caminhada, o Departamento da Catequese sugere que as caixas-presente sejam “partilhadas na celebração da Eucaristia”.
No sítio online da Diocese de Aveiro estão publicados diversos subsídios para a vivência deste itinerário para o tempo de Advento/Natal.
O tempo do Advento, que engloba os quatro domingos anteriores ao Natal, marca o início do ano litúrgico na Igreja Católica, e, este ano de 2022, começa no dia 27 de novembro.
CB/OC