Diocese de Viana do Castelo convidada a valorizar «identidade comum»
Viana do Castelo, 22 nov 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo propõe uma dinâmica para o tempo do Advento e do Natal, ‘Agradece, somos Igreja’, com a perspetiva de envolver os diocesanos na “valorização da sua identidade comum” e na construção do presépio.
“Se uma Diocese é a porção do povo de Deus, constituída por um conjunto de cristãos, confiada ao bispo, também a dinâmica para o Advento e Natal versará a consciencialização de cada cristão sobre esta realidade a que pertence”, explica uma nota da Diocese de Viana do Castelo, que está a comemorar os 40 anos de criação.
O roteiro do Advento e Natal mobiliza os diocesanos desde o primeiro Domingo do Advento, a 3 de dezembro, até ao Batismo do Senhor, no dia 8 de janeiro de 2018.
Este ano a proposta é a construção de uma cabana do presépio, em cinco passos, onde em cada passo surge um elemento novo para a sua construção: Domingos do Advento a construção das paredes e no Dia de Natal a construção do telhado/cobertura/parte superior.
A dinâmica construtiva é acompanhada de uma frase do Evangelho e um hashtag (marcador) como “elemento cativador” e vão surgir as expressões: 1.º #SouPedraViva; 2.º #SouIgrejaDoméstica; 3.º #SouIgrejaParoquial; 4.º #SouIgrejaDiocesana (Advento) e 5.º #SouCristão (Natal).
A diocese para as principais celebrações propõe também uma reflexão, que “poderá ser lida no Ato Penitencial”, uma Oração, adaptada para a Ação de Graças ou para integrar na Oração Universal.
É apresentado também uma “atitude concreta” para desafiar a comunidade e uma proposta para se realizar em família e, em algumas celebrações, existem orientações para os grupos de jovens, catequese e da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica – EMRC.
A diocese com a proposta intitulada ‘Agradece, somos Igreja’ tem como objetivo “ajudar” a preparar as dinâmicas de Advento e Natal de cada comunidade; valorizar a Palavra no dia-a-dia das pessoas.
“Fortalecer a consciência diocesana a partir da valorização da sua identidade” e envolver as comunidades paroquiais numa dinâmica diocesana comum, são outros objetivos do guião publicado no sítio online da Igreja Católica no Alto Minho.
Ao longo destes tempos não são esquecidas celebrações como a Imaculada Conceição e a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, respetivamente a 8 e 31 de dezembro, e o Domingo de Santa Maria, Mãe de Deus, também Dia Mundial da Paz, e a Epifania do Senhor, nos dias 1 e 7 de janeiro 2018.
A Diocese de Viana do Castelo está a viver um Ano Jubilar que celebra os 40 anos da sua criação, a 3 de novembro de 1977.
CB/OC