Açores: Mais de 90 por cento dos açorianos são católicos

Diocese de Angra encerrou «apuramento estatístico» do recenseamento de 2011

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jan 2014 (Ecclesia) – A diocese de Angra divulgou “o apuramento estatístico” do recenseamento diocesano de 2011 que “acaba de encerrar”, onde se conclui que mais de 90 por cento dos açorianos são católicos, participam ativamente na igreja e frequentam os sacramentos.

“233.094 dos cerca de 255 mil açorianos residentes nos Açores assumem-se como católicos (91,43% da população) segundo o apuramento estatístico de 2011 que a Cúria Diocesana acaba de encerrar depois de trabalhados os dados enviados pelas 165 paróquias que compõem a diocese de Angra, uma das mais dispersas do país”, revela uma nota publicada na página da internet da diocese.

O estudo anual da diocese que parte da análise de relatórios paroquiais revelou também que “a catequese leva mais jovens à Igreja” registando-se no ano de 2011 “uma esmagadora presença de crianças, adolescentes e jovens nas atividades de catequese que materializam a formação inicial cristã, desde a primeira comunhão até à confirmação no sacramento do Crisma”, acrescenta a nota.

Também o número de batismos e matrimónios entre os católicos é “elevado” na diocese de Angra, sendo que “no primeiro caso foram batizados nas paróquias das 16 ouvidorias dos Açores 2458 crianças, sendo a esmagadora maioria batizada até um ano de idade, (2289)”.

No que respeita ao casamento entre católicos, “realizaram-se 560 matrimónios, a que se somaram mais 35 respeitantes ao casamento entre católicos e não católicos” revela o comunicado disponível na página da internet da diocese de Lamego.

A igreja católica, que continua assim a ter uma preponderância “assinalável” no arquipélago, é também “responsável por uma série de instituições nos domínios da assistência a idosos e doentes, educação, instrução e apoio social”, conclui.

 

MD

Partilhar:
Scroll to Top