Açores: Jornadas de Teologia debatem relação entre «Cristianismo e a Cultura»

Reflexões vão servir como «embrião» para revista cientifica do Seminário Episcopal de Angra

Angra do Heroísmo, 16 mar 2017 (Ecclesia) – O Seminário Episcopal de Angra (Ilha Terceira – Açores) organiza, a partir de hoje as jornadas de teologia subordinadas ao tema 'Cristianismo e a Cultura'.

D. João Lavrador, bispo de Angra e José Carlos Seabra Pereira, responsável pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, estão entre os oradores da iniciativa, aberta ao público.

As jornadas têm ainda como intervenientes José Luís Brandão da Luz, professor da Universidade dos Açores; Nuno Martins e o padre Jorge Teixeira da Cunha, professores da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto; e o padre José Júlio Rocha, professor do Seminário Episcopal de Angra, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

'Desafios e sombras de uma cultura cristã', 'pensar um mundo em mudança' e 'relativismo cultural moral' são os temas centrais do encontro que decorre até sábado.

O objetivo das jornadas “é não só produzir mas mostrar para fora o pensamento da Igreja açoriana e, sobretudo, o que se faz no Seminário”, afirmou ao Sitio 'Igreja Açores' o reitor do seminário, padre Hélder Miranda Alexandre.

As conferências produzidas nestas jornadas serão editadas numa revista que vai nascer no Seminário durante este ano letivo.

Trata-se de um projeto que vem sendo trabalhado e amadurecido há cerca de dois anos e que visa, por um lado, mostrar a produção científica da comunidade académica do Seminário, e por outro lado, projetar cientificamente a única escola de formação superior do clero nos Açores.

Esta revista será, numa primeira fase, anual mas “se a produção científica o justificar”, isto é, se existirem “muitos contributos mesmo de leigos e de pessoas que queiram publicar nesta revista” pode-se “equacionar outra periodicidade”, refere o padre Hélder Miranda Alexandre.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top