Angra, Açores, 03 fev 2020 (Ecclesia) – As jornadas bíblicas da Ouvidoria da Ilha do Pico (Diocese de Angra) decorrem hoje e amanhã e têm como tema «O Evangelho de Mateus».

As reflexões vão ser desenvolvidas pelo padre Marco Bettencourt Gomes, pároco da Fajã de Cima e Santa Clara, na Ouvidoria de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As jornadas bíblicas da Ouvidoria do Pico realizam-se no Santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus, pelas 20h00 de cada um dos dias e “são abertas a todos aqueles que desejarem participar, muito particularmente os agentes pastorais das Paróquias da Ilha do Pico”, lê-se

São Mateus é o evangelista deste Ano Litúrgico e tem como autor atribuído o Apóstolo Mateus, aquele que Jesus chamara quando era cobrador de impostos.

O Evangelho segundo São Mateus é o mais longo, com 28 capítulos e está estruturado em três secções: a infância de Jesus (1,1-2,23), o Anúncio do reino dos Céus (3,1-25,46) e Paixão e Ressurreição de Jesus (26,1-28,20), com destaque para a célebre Profissão de Fé do apóstolo Pedro que aparece a meio do Evangelho “Tu és o Messias, o filho de Deus vivo”.

Mateus é o único evangelista a usar o termo “ECCLESIA” por isso o seu evangelho ficou conhecido como “Evangelho da Igreja”.

LFS

Partilhar:
Share