Governo Regional declarou situação de catástrofe
Ponta Delgada, Açores, 07 mai 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras em Ponta Delgada disponibilizaram 27 camas, na sua Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, para acolher doentes do Hospital do Divino Espírito Santo, na sequência do incêndio deste sábado.
“Os 27 pacientes vindos do Hospital já foram acolhidos nas Irmãs Hospitaleiras Ponta Delgada | Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, e aí permanecerão pelo tempo necessário”, explica a congregação religiosa, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Um incêndio no piso 1 na área técnica do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, deflagrou na manhã de sábado.
O Governo Regional dos Açores declarou situação de catástrofe por causa do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e, esta segunda-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em visita à unidade de saúde anunciou que o Governo vai apoiar a reconstrução deste hospital.
As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) explicam que a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, em Ponta Delgada, é uma “unidade de referência” na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências e Deficiência Intelectual, “com respostas especializadas em ambulatório e internamento”.
O bispo de Angra lamentou o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, teve “oportunidade de deixar uma palavra aos doentes”.
“É sem dúvida um acontecimento triste e por isso a minha primeira palavra vai para a Administração do Hospital, para a Capelania Hospitalar, mas sobretudo para os doentes”, disse D. Armando Esteves Domingues, no sábado, em informação enviada à Agência ECCLESIA.
As Irmãs Hospitaleiras, congregação nascida em Espanha (31 de maio de 1881, Ciempozuelos), estão presentes em Portugal há mais de 130 anos (9 de maio de 1894), desenvolvem a sua intervenção em 12 Unidades de Saúde Hospitaleiras, oito em Portugal continental e quatro nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
Com Fins de Saúde, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) presta “cuidados especializados” em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Global e Lesão Cerebral, Comportamentos Aditivos e Dependências, Reabilitação Psicossocial, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.
CB/OC
Açores: Bispo de Angra lamenta incêndio no Hospital de Ponta Delgada