Religiosos descartam suspensão do acordo, face a «abertura» manifestado pelo executivo regional
Lisboa, 11 jan 2023 (Ecclesia) – Os presidentes dos Institutos Hospitaleiros anunciaram hoje que estão a decorrer negociações com o secretário regional da Saúde e Desporto (SRSD) dos Açores, para conversações sobre o aumento da diária e o pagamento da dívida acumulada.
Clélio Meneses, secretário regional, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA, apresentou uma proposta de aumento dos 42euros para 49,50euros, até 2024.
“Apesar de ter ficado aquém dos custos reais que este internamento acarreta, os Institutos Hospitaleiros consideram que a proposta revela um esforço”, lê-se num comunicado assinado pelo irmão José Paulo Simões Pereira, presidente do Instituto de São João de Deus, e a irmã Sílvia Moreira, presidente do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
“Esta abertura foi valorizada, mas as negociações mantêm-se e o SRSD está a avaliar alternativas de financiamento que compensem, ainda este ano, o diferencial da proposta apresentada e o custo real do internamento. No que respeita ao pagamento da dívida acumulada, o SRSD garantiu o pagamento de forma faseada”, acrescenta a nota de imprensa.
Em representação das quatro Casas de Saúde Hospitaleiras da Região Autónoma dos Açores, os dois responsáveis recordam que os Institutos, que representam 97% da resposta de internamento do Serviço Regional de Saúde, ponderaram a suspensão do acordo para internamento de pessoas com doença mental.
“Face à abertura para negociações e compromissos por parte do SRSD, esta hipótese já não está em consideração. Em curso está um processo construtivo e conjunto para encontrar soluções que garantam a continuidade desta colaboração de décadas”, assinalam, no novo comunicado.
Os Institutos Hospitaleiros atualmente possuem 621 camas de internamento ao serviço da Região Autónoma dos Açores, para a especialidade de psiquiatria e saúde mental.
OC