Angra do Heroísmo, Açores, 15 mai 2021 (Ecclesia) – A festa do Senhor Santo Cristo em Santa Maria, na Diocese de Angra, vai contar com duas celebrações eucarísticas este fim de semana, na igreja matriz de Vila do Porto.
O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ informa que as celebrações estão circunscritas à igreja, por causa da pandemia Covid-19, e a missa deste sábado é habitualmente é um dos momentos mais importantes com a mudança da imagem Ecce homo, mas as procissões “estão desaconselhadas”.
No domingo, dia 16 de maio, também não se realiza a procissão solene e a Festa do Senhor Santo Cristo na Ilha de Santa Maria celebra-se com uma eucaristia às 11h00 locais (mais uma hora em Portugal continental e Madeira).
A pandemia Covid-19 “adia também” as celebrações do cinquentenário da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Santa Maria, para 2022.
O portal ‘Igreja Açores’ informa que esta tradição nasceu em 1971, quando um grupo de funcionários do Aeroporto de Santa Maria não podendo deslocar-se a Ponta Delgada decidiu organizar uma festa semelhante, “onde os marienses pudessem pagar as suas promessas como fazem em São Miguel”.
Uma semana depois da “grande festa” do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada, presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, são os marienses vão honrar a imagem do Ecce homo mas esta festa religiosa é celebrada noutras ilhas do Arquipélago dos Açores – Graciosa, São Jorge, na caldeira, Flores -, no continente e nas comunidades na diáspora, “em vários locais do Canadá, por ser um culto muito próprio dos açorianos”.
CB