Açores: Escuteiros comemoram 90 anos no Arquipélago

Angra do Heroísmo, Açores 19 jul 2014 (Ecclesia) – A Junta Regional dos Açores, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), começa este sábado as comemorações dos 90 anos de presença no arquipélago com o Conselho Regional e o IV Rover açoriano no Faial.

“Será um momento lúdico mas também formativo onde procuraremos concretizar o lema do encontro – Altos Voos – para pensar e refletir sobre a atualidade, os problemas dos jovens e as respostas que nós temos de dar para lhes devolver a esperança perante as adversidades que enfrentam nestes momentos complicados”, explicou Manuel Pires Luís, presidente da Junta Regional do CNE, sobre o IV Rover Açoriano dirigido a caminheiros, no Faial.

Esta atividade é promovida pela Junta Regional, em parceria com a Junta de Núcleo do Faial, e destina-se a jovens com idades entre os 18 e os 22 anos.

O tema “Altos Voos” faz referência à Baía da Horta como um ponto importante nas travessias aéreas do Atlântico, informa o Portal da Diocese.

Segundo Manuel Pires Luís, “com a criatividade e a alegria próprias do movimento”, os participantes vão desenvolver várias atividades na ilha do Faial, no campo e na cidade.

Sobre o Conselho Regional do CNE, reunião que define as atividades e as estratégias para os anos futuros, o presidente da Junta Regional assinalou que vão “estar muito focados na questão da formação dos responsáveis e dirigentes do CNE para que possam orientar bem estes jovens”.

Para os próximos três anos destacam-se as seguintes atividades: em 2015, o acampamento de Alcateias, na ilha de Santa Maria; em 2016 o tema é “O Mar que nos Une” e em 2017 vai realizar-se o XIV Jamboree Açoriano.

O Corpo Nacional de Escutas está representado nas nove ilhas do arquipélago dos Açores e conta com mais de 4000 mil escuteiros.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top