Angra do Heroísmo, Açores, 03 mar 2017 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura da Diocese de Angra vai homenagear hoje o padre Manuel António Pimentel numa iniciativa intitulada ‘Da Liberdade para o Amor’, a partir das 20h30 na igreja do Colégio, em Ponta Delgada.
“[Padre Manuel António Pimentel] Conhecido por ter lutado pela abertura da sociedade e da Igreja açorianas aos ventos da liberdade, que há já algum tempo refrescavam o mundo”, informou em comunicado o Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura.
O padre Ricardo Tavares, responsável do secretariado, assinalou que o sacerdote falecido em 2004 dirigiu o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos e sublinhou também o trabalho desenvolvido como professor do Seminário de Angra e vigário episcopal para a Formação do Clero.
O sítio diocesano ‘Igreja Açores’ divulga que a homenagem aberta ao público tem como finalidade “aprofundar a cultura da solidariedade e da justiça” e surge no contexto do ano pastoral marcado pela dinâmica da pastoral Social.
Do programa constam duas comunicações – ‘Um olhar feminino sobre o Testamento Espiritual’ e ‘Uma biografia em modo de testemunho’ – respetivamente por Joana Simas e pelo padre Cipriano Pacheco, havendo depois tempo para o diálogo.
O evento, na igreja do Colégio, em Ponta Delgada, vai oferecer uma recitação poética, por Eleonora Marino Duarte, como a atuação do Coro de Nossa Senhora da Luz, dos Fenais da Luz.
O padre Manuel António Pimentel morreu a 10 de setembro de 2004 e a Assembleia Legislativa dos Açores aprovou um voto de pesar pelo seu falecimento, dia 26 de janeiro do ano seguinte.
O sacerdote regressou à Diocese de Angra no ano 2000 onde começou por ser vigário episcopal para a formação e depois responsável pela coordenação do Tribunal Eclesiástico, na delegação de Ponta Delgada.
Antes serviu a Igreja Católica em Portugal como pároco no Barreiro, entre outras comunidades, na Diocese de Setúbal, que o recebeu após seis anos na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos, em Bruxelas.
Manuel António Pimentel nasceu na freguesia das Furnas, em 1939, e entrou no seminário aos 11 anos de idade, tendo sido ordenado a 3 de junho de 1962 e depois enviado para Roma onde estudou Direito Canónico e Teologia Moral e acompanhou a realização do Concílio Vaticano II.
Na Diocese de Angra foi também professor do Seminário Maior; diretor Espiritual no Seminário Menor de Ponta Delgada, divulga o sítio ‘Igreja Açores’.
CB