Bispo auxiliar de Braga estará no arquipélago entre 7 e 11 de maio

Angra do Heroísmo, Açores, 08 jan 2015 (Ecclesia) – O bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, vai presidir este ano às Festas do Santo Cristo dos Milagres, nos Açores.

A participação do prelado de 53 anos na “maior festa religiosa” dos Açores, que “reúne anualmente milhares de peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo”,     está em destaque no portal “Igreja Açores”, da Diocese de Angra.

Os festejos em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão decorrer entre os dias 7 e 14 de maio, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

O serviço informativo da Diocese de Angra destaca o facto de D. Francisco Senra Coelho ser “um profundo conhecedor dos Açores, onde já esteve por diversas vezes”.

A última presença foi em 2014, aquando das “comemorações dos 50 anos dos Cursos de Cristandade”, também de São Miguel.

O bispo auxiliar de Braga vai estar no Arquipélago entre 7 e 11 de maio, e na agenda tem ainda prevista “uma deslocação à Ilha de Santa Maria, a única que ainda não conhece”, refere o portal “Igreja Açores”.

A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, originária do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

Mostra Cristo com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.

O culto a esta recriação do “Ecce Homo – Eis o homem”, expressão atribuída a Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus aos judeus durante o seu julgamento no Sinédrio – intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.

IA/JCP

Partilhar:
Share