D. Armando Esteves Domingues pede que «todos cuidem de todos»
![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/02/VPG_Encontro-PC.jpeg)
Santa Cruz da Graciosa, Açores, 15 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Angra iniciou esta sexta-feira a sua primeira visita pastoral à Graciosa, visando um maior conhecimento das pessoas e lugares da ilha.
“Venho para conhecer, desde logo, os lugares, mas sobretudo os grupos e as pessoas que formam esta igreja particular”, referiu D. Armando Esteves Domingues, em declarações ao portal diocesano ‘Igreja Açores’.
“Só amamos aquilo que conhecemos”, acrescentou.
Para o responsável católico, o bispo precisa de “conhecer as pessoas”.
“Venho, sobretudo, para conhecer, para estar e para conversar com as pessoas”, afirmou.
A agenda da viagem inclui dois encontros com o Conselho Pastoral da Ouvidoria, a segunda mais pequena da diocese, com quatro paróquias e três curatos.
“Vamos tentar perceber quais são as estruturas que neste tempo em que a Igreja e o mundo estão em mudança são precisas”, salientou lembrando que “apesar do Evangelho ser o mesmo, as pessoas mudam e as instituições, que corporizam a nossa tarefa apostólica no âmbito da Igreja, vão tendo, em cada época, motivações novas para concretizarem o Evangelho”, observou o bispo diocesano.
Já conhecemos o ministério ordenado; precisamos também de saber o que é que estes ministério laicais na Graciosa nos dizem, de que forma se podem comprometer de forma a podermos partir para uma maior participação e corresponsabilização de leigos na coordenação pastoral”.
D. Armando Esteves Domingues começou por apresentar cumprimentos na Câmara de Santa Cruz e visitou igrejas e ermidas da ilha.
Este sábado o bispo de Angra celebra no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz.
OC