Iniciativa inserida na próxima visita do episcopado português a Roma, em setembro
Angra do Heroísmo, Açores, 07 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra enviou para o Vaticano um relatório sobre os últimos cinco anos da diocese açoriana, iniciativa inserida na visita “ad limina” que os bispos portugueses vão realizar em setembro a Roma.
De acordo com o portal informativo “Igreja Açores”, o documento remetido por D. António Sousa Braga “dá particular ênfase” ao programa pastoral que a Igreja Católica local adotou nos últimos anos, e a matérias como “a caracterização e situação religiosa” da diocese e as suas “perspetivas para o futuro”.
“O ministério episcopal e do clero, a educação católica, os institutos de vida consagrada, a pastoral da família, a evangelização da cultura, a justiça social, a caridade e a promoção humana, a pastoral da saúde e dos migrantes”, são outras áreas em destaque.
“Apresentado de cinco em cinco anos”, como forma de dar conta do “estado da diocese”, o relatório seguiu para a Santa Sé através dos serviços da Nunciatura Apostólica em Lisboa.
Os bispos portugueses vão promover em setembro uma visita ao Papa e às instituições da Santa Sé ("ad limina"), com o objetivo de reforçar os laços de comunhão com Francisco e também perspetivar a ação da Igreja Católica em Portugal.
A última deslocação deste género, em que cada bispo apresenta um relatório sobre a ação pastoral e a situação das suas dioceses, aconteceu em 2007 durante o pontificado de Bento XVI.
IA/JCP