Açores: Bispo de Angra desafia novos padres a privilegiar os «mais excluídos», no mundo pós-pandemia

D. João Lavrador presidiu a ordenações sacerdotais e agradeceu ao seu antecessor, nos 25 anos de episcopado de D. António Sousa Braga

Ponta Delgada, Açores, 27 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu hoje à ordenação sacerdotal de três padres para a diocese açoriana, desafiando-os a privilegiar os “mais excluídos”, com atenção ao pós-pandemia.

“Não tenhais medo de tocar as chagas da nossa humanidade e de vos colocardes ao lado dos mais frágeis e excluídos do mundo atual”, referiu D. João Lavrador na Missa a que presidiu na igreja de São José, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

A celebração, com participação limitada por causa da pandemia, teve transmissão online através do portal ‘Igreja Açores’.

O bispo de Angra falou num dia que é “motivo de alegria” para a diocese e evocou ainda os 25 anos da ordenação episcopal de D. António de Sousa Braga, bispo emérito açoriano, que concelebrou a Eucaristia, agradecendo o seu testemunho ao serviço desta Igreja.

“Que o Senhor lhe dê sempre muita vida”, pediu.

Durante a celebração foi lida uma mensagem do Papa para o bispo emérito de Angra, elogiando a sua “prudência de coração” e o “testemunho de amor ao Coração de Jesus”, com uma bênção apostólica de Francisco.

D. João Lavrador desafiou os novos padres a ser “servidores da esperança” e sacerdotes “no meio do povo”, agindo com “uma caridade que revele o coração de Deus”.

O responsável católico sustentou que os sacerdotes católicos devem ter uma vida simples e pobre, identificado com Jesus Cristo, assumindo a missão de “profetas” na sociedade, para contrariar a “cultura de morte” contemporânea.

A intervenção pediu a atenção especial aos jovens, com “ímpeto evangelizador”, rumo à próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa no verão de 2023.

No final da homilia, D. João Lavrador agradeceu às famílias dos novos sacerdotes e às paróquias de origem, elogiando o papel desempenhado pelo Seminário Episcopal.

Os padres Jorge Sousa (Ponta Garça-Vila Franca do Campo), João Silva (Mosteiros-Ponta Delgada) e António Santos (Furnas-Povoação) –, do sexto ano do Seminário, foram ordenados diáconos a 8 de dezembro de 2020.

No final da Missa, o bispo de Angra destacou a necessidade de conversão “permanente” de todos os membros do clero, sem qualquer “rivalidade” entre padres.

Ainda hoje, D. João Lavrador presidiu a uma Eucaristia com especial intenção de oração pelas famílias das duas mulheres que seguiam dentro da viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação e que foi arrastada pelas fortes chuvadas que se abateram sobre a localidade, na sexta-feira.

A viatura onde seguiam as duas mulheres foi localizada na sexta-feira no fundo de uma ribeira, presa e capotada junto à Povoação, mas não foram avistadas pessoas; as buscas no Concelho da Povoação foram retomadas esta manhã.

OC

Partilhar:
Scroll to Top