Angra do Heroísmo, Açores, 25 ago 2015 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar, nos Açores, vai promover de 1 a 5 de setembro uma formação especifica para professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) sobre os novos programas e manuais da disciplina.
A ação promovida, com a certificação da Escola Secundária do Nordeste, entidade certificadora, será orientada pelos formadores António Rocha e Bento Aguiar e decorrerá em Ponta Delgada, no Centro Pastoral Pio XII, com a presença de 37 docentes da disciplina oriundos maioritariamente de São Miguel, mas também das ilhas Terceira, Pico e São Jorge.
“Trata-se de uma participação recorde pois nunca tínhamos tido de uma só vez tantos docentes participantes”, disse ao sítio ‘Igreja Açores’ Bento Aguiar, responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar em São Miguel.
Esta ação é uma resposta que a diocese encontrou para orientar e formar os docentes integrando-os nos novos conteúdos a lecionar e, sobretudo, nos novos materiais existentes.
Os novos manuais de EMRC foram apresentados no Fórum da disciplina que decorreu em maio em Fátima e têm o objetivo de ser “um instrumento de aprendizagem e de educação” e de “ligação “escola família”, refletindo muito uma nova perspetiva do que é hoje a criança e o adolescente no mundo.
IA/OC