Reunião decorreu em Viseu sobre o tema «Acólito, que pressa te move?»
Viseu, 31 jan 2023 (Ecclesia) – O Serviço Nacional de Acólitos (SNA) promoveu o Encontro de Formação de Formadores, em Viseu, com o objetivo de preparar para “o serviço do altar”, tendo por tema “Acólito, que pressa te move?”.
“A partir de análise da vida de jovens do século XXI e que se tornaram modelos de santidade, e do conhecimento do Missal Romano, os Formadores levaram para as suas comunidades formas de trabalho e análise de como a santidade do cristão tem como meta e fonte a Eucaristia”, disse à Agência ECCLESIA o diretor do SNA.
De acordo com o padre Luís Leal, toda formação teve por objetivo preparar os acólitos para “o serviço do altar numa plena consciência da sua missão e vivência espiritual dessa mesma missão”.
O Encontro reuniu cerca de 30 acólitos formadores das dioceses de Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Guarda, Lisboa, Lamego, Évora e Diocese das Forças Armadas e de Segurança.
Para além da formação, os participantes no Encontro de Formação de Formadores de Acólitos visitaram a Catedral de Viseu e o seu Tesouro, e participaram na celebração da Missa presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, que “destacou a importância do papel dos acólitos nas comunidades e da sua missão no altar e na vida quotidiana”.
PR