Iniciativa dos projetos «Passo a Rezar» e «Ponto SJ»
Lisboa, 18 fev 2019 (Ecclesia) – Os projetos ‘Passo a Rezar’ e ‘Ponto SJ’, ligados aos jesuítas portugueses, lançaram uma proposta de oração pelas vítimas do “flagelo” dos abusos sexuais e pela “conversão da Igreja”.
A iniciativa, intitulada “Passos de contrição”, surge na semana em que o Papa convoca ao Vaticano os presidentes das várias conferências episcopais, para uma inédita cimeira sobre a proteção de menores (21 a 24 de fevereiro).
“Nesta oração, propõe-se que cada cristão possa tocar o sofrimento dos que foram vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência por parte de sacerdotes e religiosos e que possa rezar para que a Igreja seja capaz de encontrar as melhores formas de reparar estes pecados e feridas, num caminho de verdade e transparência, atuando também de forma a que não voltem a repetir-se”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A oração, com a duração são 14 minutos, tem como textos condutores a “Carta ao povo de Deus”, dirigida pelo Papa Francisco a todos os crentes, em agosto, bem como o Evangelho de São Mateus em que Jesus fala das crianças; foi escrita por Pedro Gil e tem como leitores Paulo Nogueira (pontos) e Rita Nascimento (texto bíblico).
OC
Convido-os a rezar nestes dias pelo encontro sobre a proteção de menores na Igreja, evento que eu desejei como um ato de forte responsabilidade pastoral diante de um desafio urgente de nosso tempo.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) February 18, 2019