A secção italiana da Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” apresenta em Roma, na próxima sexta-feira, a VI edição do Relatório sobre a Liberdade Religiosa. Este livro denuncia as violações ocorridas em 2003 em matéria de liberdade religiosa, um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Neste documento é analisada a situação detalhada de cada país no que se refere às restrições à liberdade religiosa, ilustrada com gráficos e dados estatísticos para cada nação. O ano de 2003 é considerado pelos responsáveis da “Ajuda à Igreja que Sofre” como “particularmente difícil para a comunidade internacional, profundamente abalada pela guerra no Iraque”, refere o comunicado. O principal objectivo deste relatório, segundo o comunicado Fundação, é “dar voz aqueles que não têm voz, porque foram vítimas de violações, abusos e violência relacionada com liberdade religiosa”.
A secção portuguesa da Ajuda à Igreja que Sofre irá publicar brevemente a versão em língua portuguesa deste relatório. A apresentação do relatório terá lugar durante a conferência de imprensa que se realiza na próxima no Centro de Imprensa Estrangeira em Roma.
Nesta conferência de imprensa estarão presentes o director da secção italiana, Attilio Tamburrini, o Pe. Bernardo Cervellara, director da agência de informação Asia News, e Didier Rance, director da secção francesa da Ajuda à Igreja que Sofre. O jornalista libanês Camille Eid fará uma intervenção sobre o panorama geral da liberdade religiosa no mundo islâmico.
