“O mais recente texto bíblico em língua portuguesa”, a única tradução interconfessional em Portugal ou, se quisermos, a única tradução interconfessional escrita em português.
Estas são algumas das formas de explicar a nova edição da Bíblia, apresentada dia 20 no Seminário de S. José, em Faro.
“Uma Bíblia para todos” é o mais recente trabalho da Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP) e que agora foi dado a conhecer à Diocese do Algarve.
“Não é uma nova tradução, mas resulta de um processo de revisão que durou cerca de 10 anos, depois de um processo de tradução que decorreu entre 1972 e 1993”, disse Timóteo Cavaco, destacando o “trabalho bastante aturado e intenso” feito por uma equipa de biblistas católicos e protestantes que, pela primeira vez, se juntou à mesa.
Desde que o processo de revisão terminou, em 2009, já foram vendidos mais de 1 milhão e 700 mil exemplares desta tradução. O director-geral da SBP destaca a importância de uma edição literária, saída no ano passado, e que apelava a um público que não estava habituado a ler a Bíblia.
“Esperamos que, esse público, agora mais interessado em ler a Bíblia”, refere Timóteo Cavaco, “possa complementar essa leitura com todo um conjunto de ajudas que incluímos nesta edição interconfessional”.
De acordo com um estudo pedido pela SBP, cerca de 95% dos portugueses não liam regularmente a Bíblia e que cerca de 30% nem sequer tinham um exemplar da Sagrada Escritura em casa.
Aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa, esta tradução dos 72 textos da Bíblia é distribuída pelas Edições Paulinas pelo preço de 23,90 euros (capa maleável) ou 25,90 euros (capa rija).
Brevemente será complementada com um sítio na Internet, a que todos poderão ter acesso através do código do marcador de página, que cada exemplar traz. Ali, os visitantes “vão encontrar o texto bíblico, com possibilidade de introdução de anotações pessoais, mas também um conjunto de outras ajudas”, explicou Timóteo Cavaco.
A Sociedade Bíblica de Portugal é uma associação cristã interconfessional, para a divulgação da Bíblia, reconhecida de Utilidade Pública e sem fins lucrativos, e que está em Portugal há 200 anos. Integra uma fraternidade mundial de organizações congéneres que operam em mais de 200 países e territórios.