Braga, 28 fev 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga anunciou hoje o falecimento do padre Joaquim Ferreira de Faria, de 92 anos, cuja Missa exequial vai ser celebrada esta quinta-feira às 10h30, na Paróquia de Santa Maria de Airão, Guimarães, indo a sepultar no cemitério local.
A celebração vai ser presidida pelo arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga.
O padre Joaquim Ferreira de Faria nasceu a 8 de Abril de 1925, na paróquia de S. Paio de Seide, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão; foi ordenado sacerdote a 12 de outubro de 1947.
Após a sua ordenação, foi nomeado pároco de Semelhe e Gondizalves, Arciprestado de Braga; passados três anos, foi nomeado pároco de Sta. Maria de Airão e S. João de Airão no Arciprestado de Guimarães de Vizela.
“Apenas em 2014 foi dispensado, a seu pedido e por razões de idade, do serviço pastoral. Dedicou-se, por isso, como um autêntico pai e pastor, durante 64 anos, ao povo de Sta. Maria e S. João de Airão”, refere a nota divulgada pela arquidiocese minhota.
“A Arquidiocese de Braga e as paróquias de Airão unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, acrescenta o comunicado.
OC