Porto, 28 fev 2018 (Ecclesia) – O polo regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover hoje uma conferência internacional sobre oportunidades e desafios da juventude europeia, entre as 15h00 e as 18h00, na Casa das Histórias Paula Rego, Cascais.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a UCP – Porto tem com objetivo analisar “as oportunidades e desafios” que os jovens “em conflito” enfrentam hoje por toda a Europa.
Vão ser apresentados estudos de caso de Portugal, Reino Unido, Itália, Estónia e, ainda, Espanha e Alemanha.
“A criminalização, a delinquência, o abandono escolar, a estigmatização e a reincidência” são temas que vão estar em destaque no primeiro painel – ‘Youth, deviance and stigma’ – e depois em ‘Youth Initiatives’ vão ser dadas a conhecer iniciativas desenvolvidas por jovens europeus, como práticas de autoconstrução e o uso alternativo de espaços públicos, a luta contra o capitalismo, o fascismo e o racismo.
A conferência internacional ‘Youth Social Engagement’ é promovida pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), da UCP, e integra a programação da Capital Europeia da Juventude – Cascais 2018, realizando-se na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Europa apresentaram esta terça-feira um relatório, também dedicado à juventude, com cinco recomendações em defesa das novas gerações, após análise de testemunhos reais de atendimentos na rede da organização católica.
CB/OC