«Todo o ser humano tem sede», refere o sacerdote e poeta português
Lisboa, 07 fev 2018 (Ecclesia) – O padre e poeta português Tolentino Mendonça, que vai orientar o próximo retiro de Quaresma do Papa Francisco, disse ao portal de notícias do Vaticano que se inspirou nos questionamentos do “coração humano” para as suas meditações.
“Lembrei-me do coração humano: o que é que há no coração humano que seja, ao mesmo tempo, eterno, um sinal de Deus, e um mapa, um desafio para os tempos que nós vivemos”, refere o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, em entrevista divulgada pelo ‘Vatican News’.
Os exercícios espirituais do Papa e da Cúria Romana vão decorrer na Casa do Divino Mestre, dos religiosos paulistas, em Ariccia, arredores de Roma, de 18 a 23 de fevereiro.
O padre Tolentino Mendonça escolheu como tema ‘O Elogio da Sede’, partindo de um tema “transversal” para crentes e não-crentes, considerando que “o coração do ser humano é um reservatório interminável de sede”.
“Todo o ser humano tem sede. Sede de amor, sede de reconhecimento, sede de relação, sede de dignidade, sede de diálogo, sede de encontro, sede de Humanidade, e muita sede de Deus”, assinalou o sacerdote português.
O responsável considera que o Papa é “uma grande testemunha do Espírito Santo” na Igreja e na sociedade, que tem assumido um compromisso em favor dos mais pobres e contra a cultura do descarte.
“Os cristãos têm de ser a locomotiva profética das sociedades onde estão, e isso vê-se muito na qualidade ética que somos capazes de introduzir, e, muito especialmente, no combate à pobreza, na atenção preferencial pelos mais pobres”, sublinha o padre Tolentino Mendonça.
O sacerdote madeirense, consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé), vai apresentar ao Papa e seus colaboradores mais diretos um conjunto de 10 reflexões.
O retiro começa às 18h00 (menos uma em Lisboa) do domingo, 18 de fevereiro, com introdução, adoração eucarística e oração das vésperas.
“Aprendizes do espanto” é o título da reflexão do padre Tolentino Mendonça que servirá de introdução a todo ciclo dos exercícios.
Durante este período de retiro são suspensas todas as audiências, incluindo a audiência geral de quarta-feira.
José Tolentino Mendonça nasceu em Machico (Arquipélago da Madeira) em 1965 e foi ordenado padre em 1990.
Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.
OC