Celebração nacional decorreu no Porto, este domingo
Lisboa, 19 dez 2017 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) está a partilhar pelas 20 regiões escutistas, que correspondem às dioceses portuguesas, a ‘Luz da Paz de Belém’ e na internet há um mapa interativo desse périplo nacional.
No mapa enviado hoje à Agência ECCLESIA, o CNE partilha as várias regiões, localidades e agrupamentos que vão receber a ‘Luz da Paz de Belém’ e hoje destaca-se a Junta Regional de Lamego que dinamiza uma Eucaristia às 18h30, na catedral local.
Já no oceano Atlântico, a Região da Madeira acolhe e difunde a luz da paz numa Missa que está marcada para as 20h00 desta noite, na igreja do Colégio, na Praça do Município.
Também esta noite, a Junta Regional de Lisboa mobiliza os seus escuteiros para uma celebração na Sé, às 21h00, e meia hora mais tarde, às 21h30, são os escuteiros da Região de Setúbal que vão congregar na igreja do Convento de Jesus.
A ‘Luz da Paz de Belém’ é uma iniciativa mundial que pretende assinalar o Natal e testemunhar no meio da sociedade os valores da esperança e da vida, com base no nascimento de Cristo e o tema este ano é ‘Luz para Viver – na Luz da Paz vivemos Cristo’.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto vai também acolher a chama esta quarta-feira, às 21h30, numa oração com cânticos de Taizé na igreja de S. José das Taipas.
Na cidade dos arcebispos, a Junta Regional de Braga vai dinamizar uma oração comunitária também esta quarta-feira, às 21h30, no Santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso.
Esta sexta-feira, por exemplo, a Equipa Regional Internacional de Viseu vai ter a sua Eucaristia às 20h00, na Sé local.
A Junta Regional de Beja vai partilhar a ‘Luz da Paz de Belém’ este sábado, numa oração comunitária, a partir das 11h00, na Sé, e o Departamento Internacional Regional e Assistência Regional em Aveiro, promove uma Eucaristia e oração comunitária às 18h00, na igreja da Palhaça.
A celebração nacional de acolhimento da ‘Luz da Paz de Belém’ realizou-se este domingo, na Sé da Diocese do Porto, e a iniciativa este ano juntou o CNE e a Cáritas Portuguesa, que promove a campanha ’10 milhões de Estrelas’.
A chama veio da Gruta da Basílica da Natividade, em Belém, na Terra Santa, e foi colhida a 25 de novembro por uma criança austríaca, e quatro elementos do Corpo Nacional de Escutas que transportaram a luz diretamente de Viena para Portugal.
Durante os próximos dias, escuteiros e elementos da Cáritas em Portugal vão andar pelo país a distribuir essa luz em diversos contextos sociais, como hospitais, instituições de solidariedade social, estabelecimentos prisionais, com o intuito de chegar a todas as famílias portuguesas.
A ‘Luz da Paz de Belém’ já foi partilhada por diversas Juntas Regionais e brilha em várias regiões do país como Viana do Castelo; Guarda; Portalegre-Castelo Branco; Coimbra; Leiria-Fátima; Évora; Algarve.
CB