Francisco renova apelos ao respeito pelo Acordo de Paris
Cidade do Vaticano, 10 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa renovou hoje no Vaticano os seus apelos ao respeito pelo Acordo de Paris, assinado em 2015, e em favor de medidas “verdadeiramente eficazes”, por parte da comunidade internacional, para enfrentar as alterações climáticas.
Francisco falava a respeito da cimeia ‘Our Planet’, que se vai realizar esta terça-feira, na capital francesa, com o objetivo de “renovar o compromisso” sobre a aplicação do acordo de 2015 e “consolidar uma estratégia partilhada para combater o preocupante fenómeno da mudança climática”.
“Desejo vivamente que esta cimeira, bem como as outras iniciativas que vão na mesma direção, favoreça uma clara tomada de consciência sobre a necessidade de adotar decisões realmente eficazes para enfrentar as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, combater a pobreza e promover o desenvolvimento humano integral”, referiu, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.
O Papa recordou, em seguida, as populações indianas atingidas pelo ciclone Okhi, especialmente as famílias de “muitíssimos pescadores” desaparecidos, e também o povo da Albânia, “duramente atingido por graves inundações”.
Em novembro, Francisco apelou a uma “consciência responsável” dos líderes internacionais para cumprir o Acordo de Paris, face aos desafios levantados pelas alterações climáticas.
O desafio foi lançado numa mensagem dirigida à Conferência da ONU sobre as alterações climáticas, a COP23, que decorreu em Bona, na Alemanha.
O Papa defende que o “histórico” Acordo de Paris assumido em 2015 – que a atual administração dos EUA quer abandonar – aponta um “claro percurso de transição” para um “baixo ou nulo consumo” de hidrocarbonetos.
OC