Leiria, 20 nov 2017 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima propõe às crianças e os adolescentes das comunidades locais a “construção progressiva” do presépio comunitário, na sala do centro de catequese ou na igreja e no espaço familiar, durante o Advento 2017.
“O presépio será, não apenas o lugar da memória agradecida pela vinda de Jesus Cristo que, para nós e pela nossa salvação, Se fez homem e habitou no meio de nós, mas também de todos aqueles que foram testemunhas da fé e nos transmitiram a alegria de acreditar”, explica o SDC no seu sítio online.
O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima informa que a iniciativa pretende “aprofundar” a “consciência de ser Diocese”, que está a celebrar o centenário da sua restauração, uma vez que as 75 paróquias vão fazer o” mesmo caminho rumo ao Natal do Senhor”.
Em ‘A alegria de recordar e agradecer, em Igreja, o nascimento de Jesus’ é proposto que as crianças e os adolescentes construam progressivamente o presépio comunitário – “na sala, centro de catequese, ou igreja, e no espaço familiar” – com um “breve momento de reflexão e oração”.
O SDC de Leiria-Fátima propõe na igreja, com a participação da comunidade, a bênção das imagens centrais do presépio: “Nossa Senhora, São José e Menino Jesus”.
O Advento 2017 começa a 3 de dezembro e no 4.º domingo, ou mesmo na noite de Natal, sugerem “a celebração da partilha da Luz da Paz de Belém”.
CB