Igreja/Media: Mercado valoriza os temas e os públicos da imprensa de inspiração cristã

Carlos Liz defendeu no Congresso da AIC que os media dão relevo à saúde e ao envelhecimento ativo para gerações com 60, 70 anos

Almada, 27 out 2017 (Ecclesia) – O especialista em estudos de mercado Carlos Liz afirmou hoje no Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã que o público dos jornais da AIC merece particular atenção pelo mercado, nomeadamente nos temas da saúde e envelhecimento ativo.

“A imprensa de inspiração cristã tem como target o público mais ‘sexy’ que há na sociedade”, afirmou o fundador da empresa APEME, especialista em estudos de mercado.

Para Carlos Liz, os próximos anos vão ser das gerações com 60 e 70 anos, “o público alvo dos títulos da AIC”

O consultor de vários órgãos de comunicação social sustentou que “existem pontos de encontro entre “temas preferidos” pelo público e a oferta que imprensa regional é capaz de propor, nomeadamente em conteúdos relacionados com a saúde, o envelhecimento ativo e a tecnologia

“Numa diversidade de formatos e na organização segmentada da sociedade, o público da imprensa de inspiração cristã está no centro dos debates e dos temas mais procurados”, sublinhou.

As conclusões apresentadas no Congresso da AIC baseiam-se no “Inquérito sobre Imprensa da AIC” realizado pelo CESOP em 2009, no estudo “Públicos e Consumos de Média” editado pela ERC em 2014 e na definição dos perfis de leitores dos Jornais Regionais, desenvolvido pela Obercom em 2017.

Carlos Liz defendeu também que o público dos jornais de inspiração cristã tem “fascínio pelo digital”, deseja a complementaridade entre os dois suportes e espera a possibilidade de ser “consumidor e editor”.

“Todos têm direito a contar a sua história” e os jornais da AIC mais do que títulos “são marcas” que o podem “não só permitir, mas estimular”

No segundo painel do X Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que analisou a complementaridade entre o papel e o digital e os comportamentos dos públicos, foi apresentado o projeto de desenvolvimento tecnológico do Diário do Mindo.

O jornal diário da Arquidiocese de Braga vai apresentar nos próximos dias um novo portal online com imagem renovada e linguagem atualizada.

“Não se pode ficar parado”, disse no Congresso da AIC o diretor do Diário do Minho, Damião Pereira, afirmando a necessidade de investimentos no setor por parte dos responsáveis da Igreja Católica.

O Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã decorre em Almada e analisa o tema “A meio da ponte rumo ao futuro – Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã”.

O X Congresso da AIC termina com a sessão comemorativa dos 25 anos da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, este sábado, pelas 12h00.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR