Espanha: Conferência Episcopal pede que se evitem decisões «irreversíveis» na Catalunha

Conselho Permanente deixa apelo ao diálogo

Madrid, 27 set 2017 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) lançou um apelo ao diálogo entre o Governo do país e as autoridades catalãs, pedindo que se evitem decisões “irreversíveis”.

“Nestes graves momentos, a verdadeira solução passa pelo recurso ao diálogo, a partir da verdade e da busca do bem comum de todos”, sublinham os responsáveis católicos.

Os membros da CEE alertam para as potenciais consequências de “decisões e atos irreversíveis”, que colocariam os seus autores “à margem da prática democrática amparada pelas leis legítimas”.

A declaração surgiu esta quarta-feira, antes do referendo sobre a independência, marcado para hoje, contrariando a ordem do Tribunal Constitucional.

No início desta semana, os bispos da Catalunha emitiram um comunicado conjunto a pedir o fim do clima de “confrontação”, tendo como pano de fundo o referendo sobre a independência da região espanhola,

“Convidamos todos, especialmente os leigos cristãos, a serem responsáveis e comprometidos na vida pública, para avançar no caminho do diálogo e do entendimento, do respeito pelos direitos e as instituições, da não confrontação, ajudando a nossa sociedade a ser um espaço de fraternidade, de liberdade e de paz”, refere a nota dos responsáveis católicos.

Os bispos falam num “momento delicado” da história da Catalunha, tendo como pano de fundo os incidentes relacionados com o referendo independentista.

Um grupo de 282 sacerdotes e 21 diáconos católicos da região espanhola lançaram, por seu lado, um comunicado em defesa da consulta popular prevista para 1 de outubro.

Os signatários sustentam que a realização do referendo é “legítima e necessária”, convidando a população a “votar em consciência no exercício do direito fundamental que qualquer pessoa tem de expressar livremente as suas posições”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR